Sabia que “fika”, em sueco, significa algo que você adora?

27/03/2018 às 05:051 min de leitura

Aqui no Brasil, o verbo “ficar” deu origem a duas memes que se tornaram expressões bastante populares: “Fica, vai ter bolo”, para quando você quer que o convidado não vá embora, e “Fika dika”, que é usado para dar uma indiretinha para os outros. Mas você sabia que “Fika”, grafada incorretamente por aqui, tem um significado muito legal lá na Suécia?

Ela se origina na palavra sueca para café, “kaffe”, com as silabas lidas em outra ordem. Apesar de ser literalmente significar “pausa para o cafezinho”, o conceito de “fika” vai muito além de parar e beber o líquido revigorante. Segundo o Instituto Sueco, é como se fosse um estilo de vida, no qual você aproveita a pausa para socializar.

friendsAquele momento em que as únicas coisas que você precisa são seus amigos e um pouco de café

O Instituto acredita que essa filosofia ajuda as pessoas a superarem os problemas do dia a dia com uma pausa para se conectar umas com as outras. Dessa forma, podemos praticar a empatia enquanto compreendemos as dificuldades do outro. E se esse momento for com um cafezinho, melhor ainda!

Mas não vá pensando que o “fika” é algo para vagabundo deixar o trabalho de lado, não... Acontece que a Ciência mesmo já comprovou que dar uma paradinha de uns 15 minutos na correria do dia pode ajudar a completar todas as tarefas com menos sobrecarga. Você pode usar o “fika” para dar aquela respirada, relaxar e voltar revigorado para completar o seu turno.

A consultoria Grand Thornton descobriu, em 2010, que os trabalhadores suecos eram os menos estressados do mundo. Por lá, muitas empresas adotaram o “fika” como algo obrigatório, inclusive com até três pausas por dia! Aqui no Brasil, a “pausa para o cafezinho” é comum em muitas empresas, mas podia ser algo muito mais incentivado, não acham?

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: