
Estilo de vida
15/06/2018 às 06:10•2 min de leitura
Se você não está participando de nenhum bolão da Copa do Mundo ainda, talvez seja hora de você entrar em um — já com uns tiros (provavelmente) certeiros sobre os possíveis campeões do mundial de futebol. Isso porque a UBS Group AG, uma conceituada financeira suíça, resolveu fazer nada menos do que 10 mil simulações em seus supercomputadores para traçar uma previsão de qual time levará a Jules Rimet para casa. O resultado? Venha com a gente que a gente já conta para você!
(The Huffington Post)
De acordo com Will Martin, do site Business Insider, o pessoal do UBS empregou modelos estatísticos pra lá de complexos — geralmente usados para a realização de análises financeiras ou de risco de mercado — e alimentou os sistemas com uma porção de variáveis, sendo uma delas dados obtidos a partir do “Elo Rating”, um método usado para calcular (neste caso específico) a força de cada time e o quão “bom” eles são com relação uns aos outros.
Pois, depois de 10 mil simulações, as máquinas do UBS apontou que a equipe com mais chances de vencer a Copa do Mundo é a da Alemanha, com 24% do total, seguida não muito de longe pela seleção brasileira, com 19,8% de chance, e pelo time da Espanha, com 16,1%. O quart favorito é o time da Inglaterra, com apenas 8,5% de probabilidade de vencer, percentual bem abaixo dos três primeiros colocados (segundo as análises feitas pelos computadores).
(Straatosphere)
Já os times como o do Egito, da Costa Rica, da Tunísia, do Panamá e da Arábia Saudita, têm zero chances de levar o troféu para casa. Bem, depois da goleada que a equipe saudita continuar levou no jogo de estreia contra a Rússia, parece que as simulações podem ter previsto mesmo algumas probabilidades! Veja a tabela completa divulgada pelo UBS a seguir:
(Business Insider/UBS Group AG)
De acordo com Will, os resultados das análises apresentados pela financeira suíça batem com as previsões dos principais agenciadores de apostas que existem pelo mundo — que já definiram os três primeiros colocados como sendo a Alemanha, o Brasil e a Espanha. No entanto, nunca é demais lembrar que, em se tratando de futebol, embora a qualidade dos times, os talentos individuais e o nível técnico joguem papéis importantíssimos nos resultados das partidas, nunca podemos desconsiderar o fator sorte! E você, caro leitor, já tem um favorito?
(iNews/Laurence Griffiths/Getty Images)
Lembrando que o gigante financeiro Goldman Sachs usou a Inteligência Artificial para avaliar variáveis como desempenho individual de cada jogador, bem como sua a performance coletiva para prever quem seria o vencedor da Copa, e o resultado foi que a Seleção Canarinho é quem deve trazer o troféu para o nosso Brasilzão. E você, caro leitor, já tem um favorito?
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!
Famoso teórico de sistemas desenvolve nova teoria da mudança de fase planetária e prevê ponto de virada histórico para a humanidade.
Ninguém sabe ao certo o que explica esse aumento da infelicidade entre os jovens adultos.
Sob a beleza gelada, perigos ocultos como fendas e rios subterrâneos podem surpreender os aventureiros desavisados.
Estudo buscou entender em que aspectos homens e mulheres se sentem injustiçados em relação ao sexo oposto.
Condenações injustas já estragaram a vida de muitas vítimas e de seus familiares.
Chega de dar a volta no posto quando o tanque não está onde você imaginava. Vamos te ensinar um truque simples para evitar essa saia justa!
Estudo feito na Califórnia avaliou os efeitos do repasse de uma renda básica para 695 famílias.
Às vezes, a vida parece nos pregar peças, e um simples atraso pode ser o que separa a sorte do destino trágico.
Especulação imobiliária e captura do mercado por grandes investidores despertou um vício nas pessoas em procurar por casas online sem a intenção de compra.