7 coisas estranhas descobertas no fundo do mar

10/09/2018 às 12:303 min de leitura

Apesar do Planeta Terra ter esse nome, na verdade cerca de dois terços estão cobertos de água. E como é fácil imaginar, muito acontece e já aconteceu nesses oceanos desde a época das primeiras navegações, quando a humanidade se aventurou pela primeira vez em mares nunca antes navegados.

Desde navios e aviões, tesouros e muitas outras coisas estranhas já foram encontradas água abaixo por mergulhadores e exploradores. Como não é só o TItanic e o Jack que estão submersos, listamos 7 das coisas mais estranhas já encontradas no fundo do oceano.  

7. Cemitério de locomotivas

É normal ouvir falar em navios no fundo do mar, mas e trens? Paul Hepler encontrou não só um mas vários trens enquanto mapeava o fundo do oceano, na costa próximo à New Jersey, em 1985.

As locomotivas são modelos raros Planet Class 2-2-2 T, que foram produzidos apenas por um período limitado de tempo. Pesando cerca de 15 toneladas, elas já saíram de fábrica desatualizadas, já que os modelos da época pesavam em torno de 35 toneladas. Estima-se que estivessem submersas desde 1850, apesar de não existir nenhum registro da perda das locomotivas. Especialistas imaginam que os trens caíram enquanto estavam sendo transportadas durante uma tempestade, talvez até intencionalmente, para aliviar o navio em maio as águas turbulentas.

6. Civilização perdida ou sepultamento de Mateus, o apóstolo

Mergulhadores descobriram as ruínas de uma antiga civilização perdida no Lago Issyk-Kul, no Quirguistão, mas mais que uma descoberta antropológica, acredita-se que o local também poderia ser onde foi sepultado a Apóstolo Mateus. Exploradores encontraram mais de 200 artefatos, incluindo um pedaço de foice de bronze, pedras para afiar facas e várias cerâmicas que podem ter sido da civilização Saka, de 2.500 anos atrás.

Muitos historiadores acreditam que o Apóstolo Mateus foi enterrado na área do Lago Issyk-Kul e um pote de cerâmica com escritos em armênio e sírio. Essa poderia ser a prova definitiva, já que ele teria sido enterrado junto com várias de suas relíquias.

5. Tesouro de Esmeraldas

Em 2010, Jay Miscovich achou que ia conseguir enganar todo mundo com o tesouro que “encontrou” no fundo do mar. Ele achou mais de 10 mil esmeraldas na costa da Florida (EUA), no valor de meio bilhão de dólares. Parecia que ele tinha tirado a sorte grande, mas o caso virou uma grande guerra judicial. Após grande comoção da imprensa, uma ordem judicial proibiu Miscovich de vender as pedras. Ele, que estava afundado em dívidas, acabou se suicidando. Algum tempo depois a fraude foi descoberta: as esmeraldas foram compradas e colocadas no fundo do mar pelo próprio autor da descoberta. 

4. Nave alienígena?

Em junho de 2011, um time de exploradores suecos encontrou algo bastante anormal no fundo do Mar Báltico. Com cerca de 70 metros de comprimento, o objeto foi chamado de “anomalia do Mar Báltico”e se parece muito com a nave Millennium Falcon, dos filmes Star Wars.

Muitas teorias envolvem o artefacto. Alguns cientistas dizem que pode ser uma formação rochosa, ou um depósito glacial da Era do Gelo e até material alienígena. O que se sabe de fato é que os equipamentos do time de exploradores simplesmente não funcionava perto do objeto e era preciso se afastar pelo menos uns 200 metros para que voltassem a funcionar. Muito estranho! 

3. A cidade de Alexandria

Uma grande descoberta foi feita no Mar Mediterrâneo em 1998. Exploradores encontraram a antiga cidade egípcia de Alexandria debaixo d'água, praticamente preservada após ser submersa por cerca de 1.600 anos. Acredita-se que ela submergiu devido a vários desastres naturais, como a subida do nível do mar e terremotos.

Uma das coisas mais incríveis que os mergulhadores encontraram foi o palácio real de Cleópatra. Pisos de mármore, colunas, fornos e bacias, blocos de calcário vestido, paredes e estátuas de divindades egípcias que deveriam fazer parte do palácio são de cair o queixo! Peças como uma esfinge de granito cinza-escuro e uma importante estátua religiosa que não havia sido vista por ninguém em aproximadamente 2.000 anos também estavam escondidas pelo mar.

2. Stonehenge no Lago Michigan

Em 2007, um professor de arqueologia subaquática estava testando seu sonar no Lago Michigan, nos Estados Unidos quando encontrou um arranjo circular de pilares verticais cerca de 15 metros de profundidade.

As pedras se parecem muito com as que estão em Stonehenge, na Inglaterra e se isso não fosse o bastante, também foram encontradas marcas de animais extintos há centenas de anos. Desenhos que parecem com mastodontes - elefantes pré históricos - foram escavados nas pedras que ninguém sabe explicar como foram parar lá nem da onde vieram.

1. O primeiro computador

Por volta do ano 1900, no naufrágio de Antikythera, em uma das ilhas gregas, foi encontrado por acaso o que pode ser o primeiro laptop criado pela humanidade. Um grupo de exploradores buscou abrigo no local e decidiu tentar a sorte. Acabaram encontrando diversos itens de valor, inclusive o que acredita-se ser o primeiro tipo de computador analógico, usado para prever posições astronômicas, bem como eclipses. É composto por engrenagens com dentes triangulares semelhantes ao interior de um relógio, bem como um anel dividido em graus como um transferidor que as crianças usam na escola. O equipamento data de 205 aC e está atualmente em exibição no Museu Nacional de Arqueologia, em Atenas.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: