Vai para o Japão? Confira 4 curiosidades históricas desse destino

11/02/2019 às 07:002 min de leitura

Um dos países mais fascinantes em termos culturais e históricos do mundo! Com tradições milenares, a Terra do Sol Nascente já assistiu a praticamente tudo. De imperadores que dominaram o continente asiático ao horror de cidades completamente devastadas e inúmeras inovações tecnológicas. Com toda essa bagagem, separamos quatro curiosidades sobre esta magnífica nação!  E se quiser conhecer o Japão, confira aqui algumas passagens bem legais.

1 - Comer carne vermelha já foi um crime

(Reprodução/mayaincaaztec)

Por aproximadamente 1,2 mil anos, comer carne vermelha foi um crime no Japão. Os documentos sugerem que, devido à religiosidade budista, em 675 foi decretado que os moradores do país não poderiam mais ingerir bife, carne de macaco ou de animais domésticos. A pena para o crime? A morte. A lei só foi revista quando o cristianismo se aproximou da cultura ocidental. 

2 - Espadas samurais eram testadas em pessoas nas ruas, ocasionalmente

(Reprodução/mechakoichi)

A tradição honrada dos samurais exigia que as espadas fossem capazes de cortar o corpo humano com apenas um golpe. Na maior parte das vezes, quando a arma ficava pronta, pessoas mortas ou criminosos serviam como instrumentos para "testes" da qualidade da espada. Todavia, um dos métodos chamado de tsujigiri, que consistia em atacar aleatoriamente pessoas que estivessem passando na rua, também poderia ser praticado. Claro que isso gerou vários problemas e foi banido por fim, no século XVII.

3 - Pirâmide etária já está invertida

(Reprodução/tokyo times)

Na maior parte dos países, a população é constituída por mais crianças do que idosos. Já no Japão, a pirâmide etária é invertida, com mais pessoas acima dos 65 anos do que jovens na primeira infância. O fato de a expectativa de vida ser a maior do mundo também ajuda no cenário. Homens possuem vida média de 81 anos e mulheres, de 88. Será que a alimentação saudável, à base de peixe (maior país consumidor de peixe), tem algo a ver?

4 - Sumô era inicialmente uma prece para a colheita de arroz

O arroz, sendo um dos principais alimentos da cultura nipônica, acabou ocupando um lugar especial no coração dos japoneses e nas orações para que o plantio fosse efetivo e a colheita, abundante. O sumô nasceu assim, no século XVII, em meio aos rituais religiosos realizados nos santuários. A versão inicial era mais bruta e crua que a atual, incluindo até movimentos de boxe e luta livre.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: