Ferragosto: o feriado que faz a Itália parar

15/08/2020 às 02:002 min de leitura

A mesma alegria vivida pelos brasileiros quando chega o mês de dezembro e todos só querem saber de férias, sol e praia, é exatamente o que acontece com os italianos no mês de agosto, e pelo mesmo motivo: o auge do verão.

Só que na Itália há um dia mágico para que a diversão comece: é o dia 15 de agosto, o Ferragosto. Por isso, já na véspera as pessoas se reúnem nas praias, acendem fogueiras e esperam pela meia-noite. A virada para o Ferragosto é muito semelhante ao Ano Novo nas praias brasileiras, com direito a queima de fogos, banhos de mar e muita confraternização.

Quem viaja à Itália nesse período, encontra as grandes cidades praticamente vazias e lojas fechadas com cartazes "Chiuso per vacanze" (fechado para férias). Logicamente, as cidades turísticas e praianas ficam completamente lotadas. 

Fonte: Fantini Club/ReproduçãoFonte: Fantini Club/Reprodução

Mas o que é o Ferragosto?

Ferragosto é uma palavra que tem origem na expressão latina Feriae Augusti ("descanso de Augusto" em português). Esse era o nome de uma festa dedicada ao imperador romano Augusto que congregava várias outras comemorações, como a Vinalia Rustica ou Consualia, em homenagem ao deus da agricultura Conso.

Nos primeiros tempos, a festa era comemorada no dia 1º de agosto, mas, por influência da Igreja Católica, a data foi transferida para o dia 15 para coincidir com a Assunção da Virgem Maria, na tentativa de imprimir cunho religioso a uma comemoração até então inteiramente pagã.

Fonte: ZTL.Live/ReproduçãoFonte: ZTL.Live/Reprodução

Ferragosto na pandemia

Neste ano, em função das restrições impostas pela pandemia da covid-19, muitos serviços e procissões religiosos foram cancelados ou limitados. As boates continuam fechadas e os eventos comemorativos ou culturais têm um limite de 200 pessoas em locais fechados, e 1 mil se forem em ambientes abertos.

Além disso, não haverá fogueiras na maioria das praias. A proibição alcança principalmente a noite de 14 para 15 de agosto. Alguns prefeitos proibiram o transporte de carvão e bebidas alcoólicas. Ou seja, comprar bebida pode, mas transportá-la não. E nada de churrasco neste ano. 

Com ou sem fogueiras, o Ferragosto continua sendo uma das festas mais tradicionais da Itália e o feriado mais esperado pelos italianos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: