Ciência
19/08/2020 às 08:00•2 min de leitura
Amante de comida saudável, a designer e fotógrafa alemã Sandra Juncker começou há alguns anos a se preocupar com questões ligadas à alimentação das pessoas. Entre as perguntas que a fotógrafa fez a si mesma há dúvidas como: as pessoas de hoje têm tendência a manter uma dieta saudável ou preferem "mergulhar" nos refrigerantes?
Fonte: Sandra Juncker/Reprodução
Além de preocupações com a saúde, questões ambientais começaram a preocupá-la; um exemplo é: quanto de comida jogamos no lixo apenas porque compramos novas embalagens esquecendo do que já tínhamos em casa?
Fonte: Sandra Juncker/Reprodução
Ao se questionar, Sandra percebeu que a melhor forma de responder a essas perguntas era olhar dentro da geladeira. Assim, deu início em 2012 ao projeto "Mostre sua geladeira", no qual se propunha a descobrir, através de fotos do conteúdo dos refrigeradores, hábitos, costumes e estilos de vida dos seus donos.
Fonte: Sandra Juncker/Reprodução
Desafiadas por Sandra, várias pessoas de Londres, Cidade do Cabo, Pretória, Istambul, Madri, Paris e Berlim abriram orgulhosamente suas geladeiras para o mundo, e o resultado foi um mosaico de vegetais, embalagens tetra pak, carnes e bebidas. Junto das fotos das geladeiras, pessoas sorridentes fazem um "match" com seus alimentos.
Fonte: Sandra Juncker/Reprodução
Permitir que alguém entre em nossa geladeira pode ser um gesto de muita intimidade, pois revela alguns detalhes, como o hábito de comer ou não frutas e vegetais ou o nosso nível de organização ou desorganização. Finalmente, saber se somos carnívoros, vegetarianos ou veganos.
Fonte: Sandra Juncker/Reprodução
Pode parecer inusitado analisar as pessoas unicamente com base no que elas guardam, e como guardam, nas suas geladeiras. No entanto, quando você começa a analisar, logo pequenos detalhes revelam pistas para adivinhar a quem elas pertencem.
Fonte: Sandra Juncker/Reprodução
O projeto "Mostre sua geladeira" foi muito importante para a artista, pois, além de responder a certos questionamentos pessoais, ela foi capaz de focar em tópicos globais sobre alimentação, tendências, consumo responsável e aproveitamento de resíduos.
Fonte: Sandra Juncker/Reprodução
O que você achou do projeto? Que tal começar suas investigações? Porém, antes de olhar as geladeiras dos outros, dê uma olhadinha na sua!