Dia do Ciclista: 5 benefícios saudáveis de andar de bike

19/08/2020 às 10:002 min de leitura

O Dia Nacional do Ciclista é comemorado em 19 de agosto. A data marca 14 anos da morte do ciclista brasiliense Pedro Davison, de 25 anos de idade, que foi uma das vítimas do trânsito brasileiro, atropelado em 2006 enquanto pedalava no Eixo Sul.

Fonte: Pixabay(Fonte: Pixabay)

Mais do que um lamento ou uma comemoração, a data se tornou um símbolo de revisão de atitudes não apenas em relação ao trânsito mas também como a opção de um novo estilo de vida: saudável, ecologicamente correto e certamente mais feliz.

Veja alguns benefícios do ciclismo.

1. Emagrece

Fonte: Pixabay(Fonte: Pixabay)

O exercício acelera o metabolismo e ajuda a queimar calorias. Mesmo que que você pedale só meia hora por semana, os resultados irão aparecer na balança.

2. Melhora a resistência muscular, aumenta o fôlego e tem baixo impacto

Fonte: Pixabay(Fonte: Pixabay)

O ciclismo é um dos poucos esportes que trabalha quase todos os grupos musculares, melhora a capacidade aeróbica porque demanda mais oxigênio para os pulmões e não tem nenhum impacto das pernas e dos pés no chão.

3. Melhora a circulação sanguínea

Fonte: Pexels(Fonte: Pexels)

Quando dizemos que melhora a circulação não se trata apenas de mais sangue sendo bombeado pelas veias, mas também da qualidade dele. Ao estimular o metabolismo, o ciclismo reduz o colesterol ruim, equilibra o nível de açúcar no sangue e elimina toxinas através do suor. O coração, que também é um músculo, agradece.

4. Rejuvenesce

Fonte: Pixabay(Fonte: Pixabay)

Segundo um estudo da Universidade de Birmingham, mesmo os ciclistas amadores conseguem conservar a força muscular vigorosa (estamina) de um jovem, sem contar os inúmeros benefícios para o sistema imunológico.

5. Melhora a qualidade de vida

Fonte: Pixabay(Fonte: Pixabay)

Esse é um fato facilmente observável. Alguém já viu um ciclista pedalando com ódio? O exercício aumenta a endorfina, o neurotransmissor do bem-estar. Isso ajuda a fazer amigos, podendo reduzir estados de ansiedade, estresse e até depressão.

Ser ciclista é começar o dia com o pé direito (no pedal), sentir-se livre e feliz no mundo e sempre equilibrado na vida. Parabéns a todos os ciclistas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: