Conheça 6 fatos pouco conhecidos sobre a vida na Noruega

30/10/2020 às 08:002 min de leitura

Se há algo podre no Reino da Dinamarca, como dizia Shakespeare, há sempre algo de divertido no Reino da Noruega. Desde o sushi de salmão, criado pelos noruegueses, até um primeiro-ministro dirigindo táxi, ou um pinguim chamado Nils Olav sendo nomeado Chefe da Guarda do Rei da Noruega, pelo próprio rei.

Por isso, fizemos esta pequena lista de fatos incomuns, mas muito interessantes sobre o país, sua cultura e as pessoas. Vale a pena conhecer, e compartilhar.

Livros para todos

Fonte: jechstra/Flickr/Reprodução
Fonte: jechstra/Flickr/Reprodução

Quando um livro é publicado na Noruega, e passa pelo controle de qualidade, o Conselho de Artes do país compra 1 mil cópias para distribuir nas bibliotecas (1,55 mil se infantil). A ideia é manter os editores vivos e apoiar os escritores. Além disso, os livros são totalmente livres de impostos.

Renda do petróleo

Fonte: Wikimedia Commons
Fonte: Wikimedia Commons

O fundo de petróleo da Noruega acumula um valor próximo a US$ 1 trilhão. Mas o país limita os gastos desse valor a 3% ao ano, para economizar para as próximas gerações.

Primeiro-ministro taxista

Fonte: BBC/Reprodução
Fonte: BBC/Reprodução

Em 2013, o ex-primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, trabalhou incógnito como motorista em Oslo. Ele disse que queria ouvir os verdadeiros eleitores, e que os táxis eram locais onde as pessoas emitiam suas opiniões mais sinceras. 

Zona livre de visto

Fonte: Needpix/Reprodução
Fonte: Needpix/Reprodução

A cidade de Svalbard é a única zona livre de visto do mundo. Ou seja, qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo pode morar e trabalhar lá pelo tempo que quiser.

Me prende!

Fonte: Justis/Wikipedia/Reprodução
Fonte: Justis/Wikipedia/Reprodução

Na prisão de Halden (vejam a limpeza!), os guardas são incentivados a interagir com os presos praticando esportes, comendo e fazendo outras atividades juntos. Segundo as autoridades, isso reduz a agressividade de ambos os lados. Nessa prisão, todas as celas têm 10 metros quadrados, TV de tela plana, banheiro, chuveiro e toalhas fofas. 

Todo mundo sabe quanto as pessoas ganham

Fonte: jamieca/Flickr/Reprodução
Fonte: jamieca/Flickr/Reprodução

A renda e a riqueza de todos os cidadãos noruegueses é de conhecimento público. Com isso, espera-se uma menor evasão fiscal. Por exemplo, alguém que divulga uma renda baixa, mas dirige um carro de luxo, logo levanta suspeitas. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: