Ciência
01/11/2020 às 03:00•2 min de leitura
Se há uma instituição universal que seja, a um só tempo, bela, pura e perene, são as brincadeiras infantis. Do Texas à Índia, do Malawi a China, passando por Islândia, Marrocos e Fiji, os rituais e os objetos de adoração e desejo, os brinquedos, são cultuados pelos pequeninos e trazem momentos emocionantes e engraçados.
Uma fotógrafa italiana chamada Gabriele Galimberti visitou todos esses países, conheceu meninos e meninas para capturar suas fotos com os seus brinquedos favoritos.
O resultado do trabalho, que durou dois anos, foi um livro apropriadamente chamado Toy Stories: fotos de crianças ao redor do mundo e suas coisas favoritas.
Galimberti explicou ao site Bored Panda que começou o projeto quase por acaso: “A primeira foto que tirei para esta série foi na Toscana, é aquela com a menina e as vacas ao fundo. Ela é filha de um dos meus melhores amigos”.
Galimberti disse que os amigos pediram que ela fotografasse a filha deles, Alessia. Quando chegou na casa deles, em Castiglion Fiorentino, uma comuna da Toscana, ela encontrou a menina brincando com as vacas.
A fotógrafa diz que se emocionou vendo a menina brincar, e pediu que ela posasse junto com os brinquedos que ela mais gostava, e com as vacas ao fundo.
Segundo Galimberti, o trabalho ficou tão bom que, a partir daí, ela percorreu o mundo inteiro, usando a mesma estratégia.
Na introdução da obra, Ben Machell, do The Times de Londres, conta que, quando o livro ficou pronto, Galimberti o definiu como “uma conclusão simples e sincera para um projeto simples e sincero”.
“Entrar no mundo de uma criança e brincar com seus brinquedos sempre será um adorável prazer”, conclui a autora.