Conheça 8 mulheres que foram apagadas da História

17/11/2020 às 06:002 min de leitura

Ao longo da história, o apagamento das conquistas de mulheres é tido como natural e passa despercebido pela sociedade. Mas a verdade é que sem as revoluções feitas por elas, não conheceríamos o mundo como ele é. Por isso, separamos 8 os feitos realizados pelo sexo feminino e transformaram a nossa realidade

1. Nísia Floresta

Potiguar, educadora e defensora da igualdade de gênero, Nísia Floresta fundou uma escola para meninas no Rio de Janeiro, propondo o ensino de línguas e matemática. Além disso, defendeu a liberdade religiosa e a abolição da escravatura. 

Retrato de Nísia Floresta
Retrato de Nísia Floresta

2. Nelly Bly

Jornalista, investigadora e inventora, Nelly Bly revolucionou a história do jornalismo investigativo. Em 1890, ela se internou na casa de repouso Woman’s Lunatic, fingindo insanidade, e conseguiu comprovar as situações de abuso e maus tratos que aconteciam no local.

Retrato de Nelly Bly
Retrato de Nelly Bly

3. Dorina de Gouvêa Nowill 

Educadora, filantropa e administradora, Dorina Nowill trabalhou intensamente para a criação e implantação de instituições, leis e campanhas em prol dos deficientes visuais. 

Foto de Dorina Dowill
Foto de Dorina Dowill

4. Marie Tharp

Mulher, pesquisadora e cientista, Marie Tharp criou o primeiro mapa do fundo do oceano, que levou à descoberta das placas tectônicas e à teoria da deriva continental.

Retrato de Marie Th
Retrato de Marie Tharp

5. Dandara

Ex-escrava, negra e guerreira, Dandara lutou com armas pela libertação de negros e negras e contra a invasão holandesa em Pernambuco, por volta de 1630. 

Retrato de Dandara
Retrato de Dandara

6. Grace Hopper

Mestre, cientista e programadora. Sem Grace Hopper, a história da programação não seria a mesma. Ao desafiar os pesquisadores de elite de sua época, Grace tornou a programação e a computação mais democrática e acessível para as massas.

Foto de Grace Hopper
Foto de Grace Hopper

7. Antonieta de Barros

Professora, jornalista e escritora, Antonieta de Barros foi a primeira mulher deputada constituinte e deputada estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Além do mais, foi a primeira negra a assumir mandato popular no Brasil, no século XX.

Retrato com Antonieta de Barros
Retrato com Antonieta de Barros

8. Irena Sendler

Mulher, guerreira e ativista, Irena Sendler resgatou milhares de crianças judias e as levou para fora do gueto de Varsóvia, salvando suas vidas. 

Retrato de Irena Sendler
Retrato de Irena Sendler
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: