5 coisas antigas da internet que você talvez tenha esquecido

07/12/2020 às 05:002 min de leitura

Velocidade de 500MB, Facebook, YouTube, Netflix e tantas outras coisas… Nada disso existia nos primórdios da internet. Para quem já era nascido e tinha acesso a um computador há algumas décadas, a realidade do mundo virtual era completamente diferente da encontrada pelos usuários nos dias de hoje.

E não era por isso que tudo era menos divertido. Por isso, nós te trouxemos essa lista de cinco coisas que marcaram o início dos anos 2000 e abriram as portas para a realidade atual. Embarque com a gente nessa aventura nostálgica!

1. Internet discada

(Fonte: Pixabay)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Lá estava você atualizando sua página no Flogão ou seu perfil no Orkut quando, de repente, puff… A internet caía. O motivo? Alguém tinha atendido a linha de telefone dentro de casa e a conexão a cabo simplesmente cortava. 

Antigamente, a internet era discada. Ou seja, não era possível estar conectado online e fazer uma ligação ao mesmo tempo porque as linhas telefônicas causavam interferência no sinal. A dor de cabeça era imensa e o barulho que fazia era, no mínimo, irritante.

2. Download eterno

(Fonte: Christiaan Colen)
(Fonte: Christiaan Colen/Reprodução)

Outra coisa que não existia no início do mundo virtual eram os enormes pacotes de conexão internet de 100, 200, 300, 500MB. A velocidade de download era infinitamente mais devagar e baixar um arquivo um pouco mais pesado poderia demorar horas.

Queria instalar aquele Counter Strike 1.6? Era melhor ir deitar e deixar o computador fazendo o trabalho sujo durante a madrugada.

3. Músicas

(Fonte: Wikimedia Commons)
(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Spotify, Deezer, Apple Music e derivados não existiam para te ajudar a escutar suas músicas preferidas em um mero clique. Nessa realidade, você precisava baixar programas como o LimeWire ou Ares para piratear um arquivo .mp3 pelas profundezas da internet ou pagar uma quantia considerável para comprar uma única canção. 

Complicado, né?

4. Vírus

(Fonte: Pixabay)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

“Seu antivírus acaba de detectar um Cavalo de Troia“. Quem é que nunca leu uma mensagem dessas quando mais novo? Os vírus eram completamente caóticos, esfregavam na sua cara seu erro, abriam janelas sozinhos e provocavam o maior tumulto na sua desktop.

Então, cuidado onde clica!

5. Bate-papo

(Fonte: MSN Messenger/Reprodução)
(Fonte: MSN Messenger/Reprodução)

Ok, ok… Muitos brasileiros dirão que o WhatsApp é uma das melhores invenções do século, é verdade. Mas que o MSN Messenger tinha um charme, isso é inegável. Você passava o dia inteiro esperando o computador da casa ficar livre para poder conversar com seus melhores amigos, mandar aquelas indiretas no subnick e ainda deixava o status invisível para não responder aquele contato inconveniente.

Ô, saudade… 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: