Bolinho de Alien: um prato para degustar de olhos fechados

Último Vídeo

Em 2017, as mídias sociais divulgaram as fotos de um peixe utilizado como ingrediente para ramen no Japão que é “a cara” da criatura extraterrestre mostrada na franquia de filmes Alien, principalmente aquela boquinha nervosa que fica dentro da bocarra do monstro. 

Fonte: Dumpling Kingdom/Divulgação
(Fonte: Dumpling Kingdom/Reprodução)

O warusobo, também conhecido como alien do mar de Ariake, é uma criatura viscosa, espécie de enguia encontrada em águas costeiras e lamacentas. Os dentes pontiagudos e a ausência de olhos faz com que o peixe se pareça demais com o xenomorfo do filme. 

Fonte: Naoki Fuji/YouTube/Reprodução
(Fonte: Naoki Fuji/YouTube/Reprodução)

No entanto, essa aparência assustadora não impediu a população de Saga, uma cidade a noroeste da ilha de Kyushu, de transformar o filhotinho de alien num alimento básico da culinária local, inclusive os deliciosos bolinhos de aparência nojenta.

Como preparar os bolinhos de aliens?

Integrado na gastronomia de Saga, o warusobo pode ser consumido grelhado ou seco, inteiro ou em pó, além de ser usado como ingrediente principal em uma sopa farta, ou como condimento para uma xícara de saquê quente. A partir de 2017, a prefeitura da cidade passou a divulgar os “bolinhos de Ariake” como peça central em uma campanha turística.

Com a colaboração promocional da franquia Dumpling Kingdom, uma rede de restaurantes com sede em Tóquio, os bolinhos Ariake tiveram projeção mundial, devido ao seu aspecto bizarro. Eles são bolinhos tradicionais japoneses, com as cabeças de warusobo fritas ou cozidas dentro.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.