Ciência
10/03/2021 às 14:30•2 min de leitura
Uma publicação divulgada no mês passado (26) no site Lifehacker traz informações importantes sobre um dos brinquedos favoritos dos cães: as bolas de tênis. Segundo especialistas, as bolas de tênis que fazem tanto sucesso entre os pets deveriam ser substituídas por brinquedos mais seguros.
O maior risco de dar uma bola de tênis para o seu bichinho, segundo o Animal Dental Care & Oral Surgery, da cidade de Colorado Springs nos EUA, é que esses equipamentos não são fortes o bastante para serem mastigados, podendo causar asfixia no cachorro em caso de rompimento.
Além disso, pode acontecer de o cão engolir uma pequena parte da bola, ou mesmo aquela penugem, tendo um risco de bloqueio intestinal. Embora este seja um risco presente em qualquer tipo de brinquedo não-comestível, no caso das bolas de tênis, a presença de chumbo ou outros elementos em sua composição pode ser tóxica para o animal.
Fonte: Jess Wealleans/iStock/Reprodução
Além de possíveis problemas digestivos, aquela penugem da bola de tênis, que muitos julgam inofensiva, é muito mais áspera do que imaginamos, segundo o especialista em odontologia veterinária Thomas Chamberlain, o que se torna ainda mais perigoso depois que ela está cheia de grãos de areia e poeira.
Após passar muito tempo “mascando” bolas de tênis, a penugem pode se grudar nas gengivas dos bichinhos, podendo causar abrasão no esmalte dos dentes. Além disso, os pequenos ferimentos provocam a exposição da polpa dentária, permitindo a entrada de bactérias causadoras de infecções.
Fonte: Stewart Animal Clinic/Reprodução
Siga este checklist da clínica Preventive Vet.