Notícia 'Caetano estaciona o carro no Leblon' completa 10 anos

11/03/2021 às 12:032 min de leitura

No dia de hoje, mas há dez anos, Caetano Veloso, sim O Caetano, um dos maiores artistas do Brasil, estacionou seu carro Leblon. Esse fato, aparentemente insignificante exceto por ter sido O Caetano, transformou-se num dos maiores memes da história do jornalismo.

Afinal, no bê-a-bá do jornalismo se aprende que fatos desse tipo estão na mesma categoria de “cachorro morde homem”, ou seja, não são notícia de jeito nenhum. Mas, vá lá, na tarde de uma terça-feira, foi só para tapar buraco, e o editor nem viu o que estava escrito. No final das conta, pensava-se, ninguém ia ler aquilo mesmo.

Além disso, há dez anos, diz Gabriel Perline, um jornalista que “estava lá”, em seu Twitter, “qualquer coisa era publicada”, justificando as subcelebridades que nasciam na época, como a Peladona de Congonhas, a Musa do Impeachment, Sabrina Boin Boing, entre outras figuraças.

Segundo Perline, como a editoria Diversão, do portal Terra, tinha um time de paparazzi trabalhando na rua, um deles, Fausto Candelaria, enviou uma série de imagens do cantor Caetano Veloso, anexadas a uma mensagem da agência AgNews, com um título: "Caetano Veloso no Leblon".

A repercussão da notícia sobre a baliza de Caetano Veloso

Como era de se esperar, ninguém deu a mínima para a notícia, mas, em 2012, ela foi lembrada pela galera do portal e rolou no Facebook uma espécie de CPI para esclarecer quem havia redigido a pérola. Entretanto, para dar uma aura de mistério ao fato, o redator da notícia logou com o nome de um colega que estava de folga.

A partir daí, conta Perline, a cada 10 de março a equipe do Terra se reune e celebra a data da manobra de Caetano no Leblon como se fosse uma Tomada da Bastilha. Gradualmente, as pessoas foram seguindo novos destinos. Um dia, o jornalista, hoje editor das Notícias de TV do portal Uol, recebeu um inbox de uma colega, afirmando: "fui eu".

Caetano, lógico, também não se esqueceu do "momento histórico" e fez questão de publicar um tweet comemorando o fato, que também foi o tema da estreia do cantor no Tik Tok, no qual ele revela o motivo do seu ato há dez anos: "Porque Ipanema é muito cheio".

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: