Banheiro bizarro traz sensação de estar sendo vigiado

20/03/2021 às 08:002 min de leitura

O banheiro do restaurante Galeria Urbana em Kaunas, Lituânia, viralizou ao ter o design de seu banheiro vazado nas redes sociais. Com a ideia de abdicar completamente da privacidade dos usuários, o cômodo estampa um papel de parede pouco convencional em que destaca imagens de várias janelas de apartamentos, como se os moradores estivessem espiando o cliente enquanto faz suas necessidades.

A ideia por trás da ilusão de ótica veio do estúdio Gyva Grafika, que repaginou as paredes do banheiro com imagens reais de várias janelas de apartamentos capturadas em um bairro de Kaunas. Intitulado WC For Architects, o projeto planejava substituir os ladrilhos originais por modelos com as fotos gravadas, mas a equipe de designers acabou optando por imprimir imagens em alta resolução de pessoas em varandas e transformá-las em adesivos, visto que a administração do restaurante não estava aberta a negociações sobre trocas de cerâmicas.

(Fonte: Gyva Grafika / Reprodução)(Fonte: Gyva Grafika / Reprodução)

"Havia pessoas que não confiavam nos paparazzi que viam pelas janelas. Alguns até saíram para nos questionar", disse um porta-voz do estúdio, em entrevista ao Bored Panda. "Mas nós contaríamos a eles sobre o projeto de arte em que estávamos trabalhando e eles ficariam felizes em nos deixar em paz".

(Fonte: Gyva Grafika / Reprodução)(Fonte: Gyva Grafika / Reprodução)

"A Lituânia muitas vezes negligencia seus espaços públicos", continuou. "Muitas pessoas moram nos apartamentos mais limpos, mas visto que saem da situação muda completamente. Escadas, quintais e outros espaços públicos são geralmente abandonados e ignorados. Por isso, decidimos equilibrar esses ambientes diários e introduzimos o exterior para dentro."

Sucesso de público e crítica

Apesar das artes poderem gerar um certo desconforto nas pessoas que gostam de utilizar o banheiro sem ninguém por perto, o projeto de Gyva Grafika tornou-se rapidamente um sucesso, ganhando elogios por engenhosidade e criatividade

Posteriormente, o WC For Architects foi lançado como uma linha de produtos no site do estúdio, e interessados em adquirir os adesivos surgiram de todas as regiões, comprando pacotes de stickers que vão de uma unidade até lotes de 48 fotos autocolantes.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: