Ciência
17/02/2021 às 06:00•1 min de leitura
Quando pensamos em vinho, a princípio é muito difícil imaginar a bebida sendo usada no lugar de tinta a óleo ou aquarela. No entanto, é exatamente assim que a artista sérvia Sanja Jankovic pinta seus trabalhos da série batizada de Winerelle (termo que combina as palavras “vinho” e “aquarela” em inglês).
Nos últimos anos, a técnica foi empregada por ela para retratar personagens da série Game of Thrones e ícones do mundo pop, como Marilyn Monroe, bem como paisagens e animais.
O segredo parece estar na diversidade, pois, para obter as variações de tons necessários em cada detalhe das obras, Sanja recorre a diferentes pincéis e tipos de uvas: Riesling, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Merlot, Pinot Noir e Cabernet Sauvignon.
Em seu perfil no Behance, ela explica que, embora o material seja permanente, as cores mudam levemente com o tempo devido à ação da fermentação e da oxidação — o processo de envelhecimento. “Assim como o vinho, essas pinturas amadurecem como se estivessem vivas, mas os contrastes permanecem iguais. Quanto mais fino o vinho, mais rica a cor”, diz Sanja.
Para mais detalhes sobre o trabalho de Sanja Jankovic, confira o perfil dela no Instagram e no Facebook.