Cobertura de um prédio de foto famosa está disponível para alugar

31/03/2021 às 09:302 min de leitura

Uma internauta destacou no Twitter uma cobertura que está sendo alugada. A publicação, que contou com mais de 9 mil curtidas, teve bastante interação pelo fato do imóvel fazer parte de uma famosa foto tirada pelo fotógrafo Tuca Vieira em 2004. 

A foto, que teve repercussão internacional, já esteve presente em capas de jornais, livros de geografia e sociologia, bem como em diversas questões de vestibular. Ela retrata o nível de desigualdade do Brasil ao mostrar um prédio de luxo do bairro Morumbi, em São Paulo,  ao lado da favela de Paraisópolis. 

(Tuca Vieira/Reprodução)(Tuca Vieira/Reprodução)

O anúncio do aluguel, que agora aparece como indisponível, foi postado no site da imobiliária digital Quinto Andar pelo valor de R$ 6.130. Segundo o anúncio, o imóvel tem 3 quartos e 6 banheiros. 

O que mais chamou a atenção foi o estado que o apartamento está. Com paredes, portas, pisos e até a piscina em péssimo estado de conservação. É possível ver mofo e lodo em vários cômodos do local.

Galeria 1

Os internautas não perderam a chance de tecer comentários sobre o apartamento:

"Que que é essa tv de tubo aí gente? Deve estar abandonado pelo menos a uns 10 anos. Tinha que anunciar pra vender e não pra alugar. Pq vai precisar de uma reforma bizarra pra ficar morável…", escreveu um internauta.

"Se colocar na visão 360º dá a sensação de estar num daqueles jogos de detetive que tem que desvendar o mistério do assassinato. #medo", comentou outro. 

A história da foto

Em 2017, Tuca Vieira deu uma entrevista ao jornal The Guardian para falar sobre a história da famosa foto. "Fiz essa foto para o jornal Folha de S.Paulo, para uma reportagem especial sobre os 450 anos de São Paulo, em 2004. Foi feita de helicóptero, a partir de uma sugestão da colega Marlene Bergamo. Mas quando fiz, não tinha consciência de que se tornaria tão popular", ele comentou.

Tuca ainda comentou sua visão da foto, anos depois de ter tirado. "Ela é claramente uma ilustração da desigualdade social, talvez o maior problema do Brasil e da América Latina. A diferença injusta e brutal entre ricos e pobre, uma herança da escravidão recente está na origem de muitos outros problemas: a violência, a baixa escolaridade, o preconceito, entre tantos outros", lamentou o fotógrafo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: