Seja o primeiro a compartilhar

Por que regar suas plantas com água usada para cozinhar?

A água remanescente da cocção de alimentos, como vegetais e ovos, tem mais minerais do que aquela saída direto da torneira. De acordo com o site SFGATE, o líquido que resta dos cozimentos é um ótimo suplemento de nutrientes para plantas.

Substâncias nutritivas, como fósforo, nitrogênio e cálcio, presentes na água usada para o cozimento, atuam como um fertilizante que garante crescimento constante para as plantas. Além disso, conforme a Mental Floss, os nutrientes fazem com que a terra retenha mais umidade, o que reduz a periodicidade de irrigação.

Imagem: FreepikImagem: Freepik

Como funciona?

Quando massas, vegetais, ovos ou batatas são cozidos em água fervente, muitos micronutrientes ficam retidos no líquido. Com isso, ao deixar tudo esfriar o resultado é um coquetel nutritivo para o solo e as culturas presentes nele.

Alguns cuidados são necessários

É comum que receitas necessitem de sal para o preparo, algumas mais do que outras. Em todo caso, antes de reutilizar água em plantas é bom ter certeza de que ela não está salgada, pois isso será tóxico para a plantação.

Legumes ou vegetais que receberam agrotóxicos também devem ser evitados. Conforme a Mental Floss, esse tipo de alimento pode liberar substâncias químicas no líquido do cozimento, o que pode ser perigoso para plantas.

Imagem: ZichriniImagem: Zichrini

A versatilidade da água

Outra forma de reaproveitar a água de cocção é fervendo vários alimentos no mesmo líquido. Segundo a eCycle, verduras e legumes deixam boa parte dos nutrientes na água quando são cozidos. Ao cozinhar arroz, ou feijão na mesma água dos legumes os nutrientes retidos são reaproveitados

Cuidado com oxalato

A nutricionista Jéssica Pandolfi, informa que o espinafre, soja e beterraba possuem um "antinutriente" chamado de oxalato, que não faz bem ao organismo humano e pode causar cálculos renais (ou pedras no rim). Essa substância dificulta a absorção de minerais como: ferro, cálcio e zinco. Por isso, não reutilize a água remanescente desses alimentos para cozinhar.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER