Ciência
26/04/2021 às 11:00•1 min de leitura
A água remanescente da cocção de alimentos, como vegetais e ovos, tem mais minerais do que aquela saída direto da torneira. De acordo com o site SFGATE, o líquido que resta dos cozimentos é um ótimo suplemento de nutrientes para plantas.
Substâncias nutritivas, como fósforo, nitrogênio e cálcio, presentes na água usada para o cozimento, atuam como um fertilizante que garante crescimento constante para as plantas. Além disso, conforme a Mental Floss, os nutrientes fazem com que a terra retenha mais umidade, o que reduz a periodicidade de irrigação.
Quando massas, vegetais, ovos ou batatas são cozidos em água fervente, muitos micronutrientes ficam retidos no líquido. Com isso, ao deixar tudo esfriar o resultado é um coquetel nutritivo para o solo e as culturas presentes nele.
É comum que receitas necessitem de sal para o preparo, algumas mais do que outras. Em todo caso, antes de reutilizar água em plantas é bom ter certeza de que ela não está salgada, pois isso será tóxico para a plantação.
Legumes ou vegetais que receberam agrotóxicos também devem ser evitados. Conforme a Mental Floss, esse tipo de alimento pode liberar substâncias químicas no líquido do cozimento, o que pode ser perigoso para plantas.
Outra forma de reaproveitar a água de cocção é fervendo vários alimentos no mesmo líquido. Segundo a eCycle, verduras e legumes deixam boa parte dos nutrientes na água quando são cozidos. Ao cozinhar arroz, ou feijão na mesma água dos legumes os nutrientes retidos são reaproveitados
A nutricionista Jéssica Pandolfi, informa que o espinafre, soja e beterraba possuem um "antinutriente" chamado de oxalato, que não faz bem ao organismo humano e pode causar cálculos renais (ou pedras no rim). Essa substância dificulta a absorção de minerais como: ferro, cálcio e zinco. Por isso, não reutilize a água remanescente desses alimentos para cozinhar.