Seja o primeiro a compartilhar

Você pode plantar 'paredões' de flores para ajudar os insetos

O meio ambiente é como uma máquina complexa, em que cada pecinha é essencial para o funcionamento de todo o processo.

Nesse sentido, os insetos desempenham uma função indispensável: enquanto passeiam pelas flores, em busca de pólen ou néctar para se alimentar, eles distribuem os gametas das plantas, para que elas se reproduzam.

O problema é que a população desses insetos polinizadores está diminuindo, por conta de fatores como a urbanização e a diminuição das fontes de alimento. Mas você pode ajudá-los com o seu jardim: para isso, você tem que construir "paredões" de flores, que atraem (e alimentam) uma quantidade maior de insetos.

Antes, acreditava-se que encher o jardim com o maior número possível de tipos de flores misturados era o melhor para os insetos — afinal, essa variedade poderia atrair mais tipos de insetos, também. Mas um grupo de entomologistas (isto é, especialistas em insetos) da Universidade da Flórida chegou a uma conclusão diferente.

"Trabalhei pra caramba na colmeia hoje, preciso bater um pratão de néctar..." (Fonte: Pexels)

Eles gostam é de fartura!

Pode parecer surpreendente (contém ironia), mas os insetos são diferentes dos humanos. Mas além do tamanho, das asinhas e do gosto por se alimentar de plantas, os insetos também são bichos que não gostam muito de variedade. Eles preferem fartura.

Enquanto a gente se refestela com um buffet livre, pegando um pouquinho de cada coisa, os insetos não gostam de ter que escolher muito. Há espécies que são atraídas por tipos de planta bem específicos. Dessa maneira, flores agrupadas em um grande "pratão de pedreiro" de pólen ou néctar estimulam mais o apetite dos bichos.

A razão para isso é simples: ficar circulando pelos jardins em busca de comida demanda tempo e energia. É melhor para a sobrevivência do inseto se ele puder se alimentar em um só lugar, com rapidez e poucas viagens. Assim, se ele vir umas flores isoladas ou um jardim com várias flores juntas, ele vai optar pelo segundo, para se alimentar melhor. 

"Vou ter que abrir o botão das calças depois desse banquete", disse a borboleta (Fonte: Pexels)

Faça "pratões" para seus insetos

Os cientistas da Universidade da Flórida que chegaram a essa conclusão fazem uma analogia com um outdoor de restaurante de beira de estrada no meio de uma viagem, quando estamos com fome: aquilo chama a nossa atenção e paramos. Ver várias flores juntas têm o mesmo efeito para os insetos.

Isso não quer dizer que você deva construir um jardim inteiro apenas com girassóis ou azaleias, sem nenhuma variedade. Ter mais de uma espécie de planta é importante para atrair mais de uma espécie de insetos. Mas, ao invés de misturá-las todas no jardim, crie grupos. Vários "pratões" de comida para cada tipo inseto.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER