Por que mostrar o dedo do meio é considerado um insulto?

06/05/2021 às 12:102 min de leitura

Mostrar o dedo do meio para alguém costuma ser um gesto obsceno bastante polêmico e que normalmente visa representar ódio, indignação ou repúdio a algo, ou alguém. Entretanto, a maioria das pessoas exerce-o sem saber qual é seu verdadeiro significado ou de onde esse ato surgiu. 

Ao que é indicado pelos historiadores, o dedo médio é usado como algo ofensivo desde antes do século IV. Nessa época, em Atenas, um dos casos mais famosos do uso do gesto ocorreu quando o filósofo Diógenes quis mostrar sua insatisfação sobre o orador Demóstenes. Desde então, ele acabou evoluindo e foi propagado culturalmente, sendo reconhecido como algo não agradável no mundo todo.

Gesto fálico

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Levantar o dedo do meio para uma pessoa acabou se tornando uma das ofensas mais populares mundialmente. Porém, você sabe o que ele representa? Em entrevista para a BBC, o antropólogo Desmond Morris explicou que o ato é uma clara representação do órgão genital masculino. 

"O dedo médio é o pênis, e os dedos recolhidos ao lado são os testículos. Ao se fazer o movimento, você está oferecendo um gesto fálico a alguém. É como dizer: 'este é o falo' que você está oferecendo aos outros, que é uma exibição bastante primitiva", argumentou. 

Para se ter ideia de como o movimento feito com os dedos já era algo marcante no passado, os romanos inclusive criaram um termo para explicá-lo: digitus impudicus, que pode ser traduzido para algo como "dedo indecente". Registros mostram que esse termo já aparecia na literatura desde o início do século I d.C.

Origem e folclore

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Apesar de historiadores e acadêmicos ainda debaterem qual a verdadeira origem do gesto obsceno, existem diversas lendas que abordam o tema. Na visão dos pesquisadores, há sinais de que algo parecido ocorra até mesmo com algumas espécies de macacos na natureza.

Na América do Sul, por exemplo, os macacos-de-cheiro machos são conhecidos por mostrar seus pênis eretos aos adversários como forma de insultá-los. Além disso, algumas regiões do mundo possuem suas próprias adaptações, como é o caso de França e Inglaterra — ambas com gestos obscenos um pouco distintos. 

O que nós sabemos atualmente, é que o uso do dedo médio acabou ultrapassando qualquer tipo de barreira cultural, linguística ou nacional, podendo ser visto dentro de estádios de futebol ou em concertos de rock. Por isso, quando decidir usar seu dedo do meio seja por raiva, protesto ou indignação em qualquer outra parte do mundo, saiba que as outras pessoas também estarão entendendo!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: