Ciência
07/05/2021 às 05:00•2 min de leitura
Processo que se inicia com uma perda, o luto é um estado emocional específico que se caracteriza como um período de enfrentamento à dor causada por ela. Este conjunto de sentimentos normalmente é relacionado à morte, mas também pode ser associado a mais fatores, como a perda de um emprego, ao fim de um relacionamento amoroso ou a uma mudança de cidade, entre outros.
O sentimento de luto tem sido alvo de vários estudos ao longo dos últimos tempos. Uma das pesquisas de maior destaque foi feita pela psiquiatra Elisabeth Kübler-Ross, que resultou na definição dos cinco estágios do luto. Trata-se de estados mentais que ajudam a entender como ocorre a evolução emocional de quem está sofrendo com algum tipo de perda.
Conheça as cinco fases do luto definidas por Kübler-Ross, que podem aparecer na ordem abaixo ou misturadas, tendo duração e intensidades variando de uma pessoa para outra.
(Fonte: Freepik)
A princípio, o enlutado nega a existência da perda e até tenta seguir a sua rotina normal, evitando falar sobre o assunto. Também é comum criar desculpas para não aceitar a realidade.
(Fonte: Unsplash)
Nesta etapa, que pode se estender por até seis meses após o fato, a pessoa começa a se revoltar contra a situação que levou ao luto. Crises de choro, raiva contra tudo e todos e problemas para comer e dormir são comuns ao longo do período.
(Fonte: Freepik)
O passo seguinte ocorre quando a pessoa começa a ter esperança de que tudo possa voltar a ser como antes e “negocia” consigo mesma ou outros algumas condições para tentar reverter o fato acontecido. Este estágio costuma durar pouco tempo.
(Fonte: Freepik)
Considerada uma das fases mais difíceis, a depressão ocorre quando o enlutado se depara com a realidade, surgindo a sensação de vazio. Sentimentos de tristeza, solidão e saudade são notórios, exigindo intervenções de outras pessoas para auxiliar na superação da etapa.
(Fonte: Freepik)
A nova realidade finalmente é aceita no último estágio do luto, superando as fases anteriores e permitindo à pessoa se reorganizar mentalmente para lidar melhor com a perda. Com o tempo, ela consegue compreender a situação, se sentindo mais sossegada e em paz.