5 maneiras de lidar com a volta ao escritório

Uma tendência no mercado de trabalho é que diversas empresas encerrem o home office quando as taxas de vacinação estejam progredindo no país. Entretanto, esse tem se tornado um motivo de ansiedade para muitos funcionários, ou até mesmo crianças que voltarão aos colégios, que permaneceram dentro de casa por mais de um ano.

Por isso, será preciso todo tipo de ajuda para que essas pessoas se reestabeleçam em suas profissões e voltem a se sentir confortáveis. Veja só cinco dicas para quem deve voltar para o escritório nos próximos meses!

1. Vá com calma

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Se você tiver essa opção, tente ir com calma e não volte para o ambiente presencial totalmente de uma vez. Após trabalhar sempre de casa, passar cinco dias da semana no escritório pode parecer desconfortável. Converse para que você possa comparecer na empresa apenas um ou dois dias da semana por um tempo e depois aumente a carga.

Para quem esteve totalmente isolado esse tempo todo, o recomendável é que a pessoa também passe um tempo em parques, shoppings ou outros ambientes públicos para se ressocializar e acostumar com a situação.

2. Olhe o lado positivo

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Para algumas pessoas, abandonar o home office também significa ter menos tempo para ficar na cama ou passar com a família. Porém, é importante sempre ter em mente os aspectos positivos para não nos sentirmos ainda mais ansiosos.

Lembre-se de que agora você terá um pouco mais de tempo para você mesmo e poderá interagir presencialmente com mais pessoas.

3. Aceite o desconforto

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Depois de tanto tempo dentro de casa, é fácil dizer que nossas habilidades sociais possam estar um pouco enferrujadas. Portanto, participar de eventos sociais e compromissos de trabalho após a pandemia podem ser um desafio para muitas pessoas.

Mantenha a calma! Não é só você que está passando por esse momento, e está tudo bem se você precisar de mais um tempinho até voltar ao seu estado "normal".

4. Confronte a ansiedade

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Uma coisa importante nesse momento é não deixar que o estresse e a ansiedade tomem conta da sua vida. Introduza práticas de meditação ou baixe um aplicativo de mindfullness no seu celular para tentar te ajudar a lidar com esse momento e relaxar ao longo do dia.

Em todo caso, você pode sempre procurar pelo auxílio de um terapeuta para começar um processo de recuperação.

5. Evolua com a experiência

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Assim como em outros momentos difíceis da vida, a pandemia também pode servir como lição para os seres humanos. Nesse meio tempo, você provavelmente desenvolveu novas habilidades para lidar com situações mais duras e se tornou mais resiliente.

Leve esses ensinamentos para sua carreira profissional e, com sorte, tudo se tornará um pouco mais fácil. 

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.