Mote con huesillo: como fazer a curiosa bebida chilena que divide opiniões

04/06/2021 às 07:001 min de leitura

A culinária internacional é um verdadeiro palco para as criações mais malucas já vistas e muitas pessoas foram levadas a conhecer iguarias repletas de ingredientes questionáveis, com algumas tradições apresentando pratos e bebidas que causam sensações de estranhamento e uma curiosa satisfação em quem os experimenta. Um desses casos fica por conta da bebida chilena mote con huesillo, conhecida por despertar todo tipo de impressão nos consumidores e estampar o selo "ame ou odeie" de qualidade gastronômica.

Popular durante os meses de verão, o mote con huesillo é uma bebida não alcoólica com um visual esquisito que é encontrada facilmente em calçadas e nos grandes centros do Chile. Consiste em uma mistura de suco de pêssegos (huesillos) com grãos de trigo (mote), que ficam concentrados no fundo do copo e podem ser comidos com uma colher, resultando em um gosto doce e extremamente enjoativo, segundo pessoas que experimentaram.

(Fonte: Nós no Chile / Reprodução)(Fonte: Nós no Chile / Reprodução)

Apesar de ter uma aparência de frascos de cientistas malucos em laboratórios de testes, alguns consumidores não dão muita bola para isso e sugerem que a combinação entre o pêssego amolecido — em pedaços ou a fruta inteira — e o trigo com açúcar é incrivelmente gostosa.

Faça em casa

Apesar de ser uma bebida exótica e fora dos padrões "convencionais", o mote con huesillos é de simples preparação e em poucos instantes pode estar pronta para ser experimentada. Para isso, lave bem os pêssegos e leve, em seguida, para uma panela, onde irão cozinhar por cerca de 30 minutos juntos a uma mistura de açúcar caramelizado, água e outras especiarias de sua preferência.

Enquanto isso, aqueça também os grãos de trigo em uma panela separada e fique de olho até ficarem bastante macios, pois deverão ser retirados para secagem e resfriamento. Com tudo pronto, misture-os com os pêssegos, leve o resultado final para a geladeira e espere mais um pouco, pois a bebida deve ser servida gelada.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: