Escovar os dentes logo após as refeições é uma boa ideia?

07/06/2021 às 08:302 min de leitura

Todos sabem que escovar os dentes é um dos hábitos de higiene mais básicos que existem. Escovar entre as refeições então, é uma coisa que qualquer criança já faz automaticamente. Porém, dentistas da maior associação de profissionais do mundo alertam que você deve esperar um certo tempo antes de escovar os dentes após as refeições.

Segundo a American Dental Association (ADA), a maior e mais tradicional associação odontológica nacional do mundo, você deve escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia com creme dental com flúor, durante dois minutos cada escovada. Isso deve ser a primeira coisa que você faz pela manhã, e também a última, logo antes de dormir.

Fonte: FreepikFonte: Freepik

Mas, se quiser, você pode adicionar uma sessão de escovação extra diariamente após cada refeição. Isso faz todo o sentido porque, quando você come, uma placa se forma entre os seus dentes. Essa placa de bactérias, que adoram açúcar, começa a produzir ácidos vinte minutos após a refeição. Ácidos quebram o esmalte dos dentes e provocam cáries.

A placa, que é uma espécie de biofilme branco e pegajoso, pode endurecer quando não removida, e se transformar em tártaro. Chamada de cálculo dental, essa formação rígida se acumula nas gengivas e pode gerar inflamação e, se não tratada, pode causar gengivites.

Afinal, quanto tempo devo esperar para escovar os dentes após as refeições?

Fonte: FreepikFonte: Freepik

Escovar os dentes logo depois de comer pode acabar sendo prejudicial ao esmalte dos dentes. Por isso, o ideal, segundo os especialistas, é esperar pelo menos 30 minutos para escovar os dentes após as refeições, principalmente se você consumiu algum tipo de comida ou bebida ácida.

Os alimentos que contêm o ácido cítrico, como as laranjas e limões, têm a propriedade de amolecer o esmalte dos dentes, que dessa forma pode ser removido por uma escovação muito rápido ou com pressão muito forte. Aliás, pressionar a escova contra os dentes como se estivesse esfregando o chão do banheiro é uma prática que a longo prazo desgasta o esmalte.

A dica para proteger o esmalte dos dentes é comer apenas alimentos nutritivos, com baixo teor de açúcar e carboidratos, depois de consumir algum alimento ácido. Entre as refeições, evite: lanchinhos, docinhos e refrigerantes.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: