01
Compartilhamento

Mariposa rara se camufla como um pedacinho de galho

Tsumaki Shachihoko, uma rara espécie de mariposa-lagosta (Stauropus fagi) que habita as planícies acima de mil metros de altitude no Japão, revela um impressionante mecanismo de camuflagem natural ao simular um fragmento de galho perfeito, facilitando sua discrição e evitando ser alvo de predadores.

As mariposas possuem uma tendência natural a desenvolver diversos tipos únicos de camuflagem e é possível observar espécies se "transformando" em folhas, crustáceos, caveiras e muitas outras imagens. Agora, um novo grupo desses lepidópteros chama a atenção na natureza, mas especificamente nas terras japonesas, e se destaca pelo incrível potencial de distinção.


Quem vê de longe a Tsumaki Shachihoko — e até mesmo de muito perto — possivelmente nunca vai compreender que se trata de uma borboleta noturna. Isso porque não somente a estrutura de seu pequeno corpo de 20 mm a 25 mm de comprimento, mas também a sua própria coloração, se alteram e unem-se para criar um pequeno pedaço de galho seco quebrado, seja pelas extremidades imperfeitas ou pela camada exterior da casca.

A sobrevivência da Tsumaki Shachihoko

Cientistas sugerem que o mimetismo da mariposa noturna tenha sido seu principal fator de sobrevivência e evolução, visto que a possibilidade de se camuflar como um ente da natureza indica a forma mais eficiente para evitar suspeitas de predadores e conseguir "desaparecer" sem deixar indícios.


Atualmente, é possível encontrar a Tsumaki Shachihoko em planícies e montanhas de Hokkaido, Honshu, Shikoku, Kyushu e Tsushima, no Japão.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.