Seja o primeiro a compartilhar

'Ritual da cebolinha': conheça a cerimônia mais curiosa do Japão

O Santuário de Aruka em Ebina, Japão, não se destaca apenas por ser o santuário mais antigo de toda a província de Sagami, mas também por servir de palco principal para um dos eventos mais curiosos do país: o ritual da cebolinha. A cerimônia, que foi adicionada recentemente à memória cultura nipônica, consiste na apresentação de danças e ações enquanto o líder utiliza uma enorme máscara de cebolinha, resultando em cenas estranhas e muito caricatas.

Há cerca de quatro anos, Negi-san, o padre-chefe do Santuário de Aruka, realiza o ritual da cebolinha e se fantasia com uma roupa bastante tradicional, que inclui uma saia verde, um quimono branco e uma máscara estilo "boneco de rua" com quase dois metros de altura, sustentada por papel de parafina e fita adesiva. Dessa forma, o religioso se propõe a realizar uma série de movimentos que sugerem orações e alívio do estresse, suavizando a percepção formal e rígida da fé e do clero.

(Fonte: arukajinjanegi - Twitter / Reprodução)(Fonte: arukajinjanegi - Twitter / Reprodução)

Curiosamente, o Santuário de Aruka opera de uma forma diferente em relação aos outros templos japoneses e busca atrair a visibilidade pública pela ideia do absurdo desde a primeira metade da última década, quando Miwako Kojima (49) vestiu uma cabeça de panda-gigante. Agora, as novas vestimentas do santuário foram inspiradas pela palavra "negi" ("cebolinha", em japonês) e lançam um novo personagem, interpretado pelo atual líder do templo.

(Fonte: arukajinjanegi - Twitter / Reprodução)(Fonte: arukajinjanegi - Twitter / Reprodução)

Com a viralização da fantasia, outros padres do santuário adotaram o "homem-cebolinha" e é possível observar vários passos em equipe, além de atuações teatrais que contam com danças estranhas e bastante diferenciadas.

Os rituais da cebolinha

Alguns dos rituais feitos no Santuário de Aruka foram gravados por visitantes e por integrantes do templo, e mostram encenações sobre vida e morte, geralmente envolvendo círculos fabricados com madeira e troncos que passando a ideia de transposição. Assim, é possível observar como a fantasia se comporta e como tudo faz referência à cebolinha, seja nos conceitos estéticos ou nos itens dispostos pela área.

Confira abaixo alguns vídeos sobre o ritual da cebolinha.


Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER