01
Compartilhamento

'Ritual da cebolinha': conheça a cerimônia mais curiosa do Japão

O Santuário de Aruka em Ebina, Japão, não se destaca apenas por ser o santuário mais antigo de toda a província de Sagami, mas também por servir de palco principal para um dos eventos mais curiosos do país: o ritual da cebolinha. A cerimônia, que foi adicionada recentemente à memória cultura nipônica, consiste na apresentação de danças e ações enquanto o líder utiliza uma enorme máscara de cebolinha, resultando em cenas estranhas e muito caricatas.

Há cerca de quatro anos, Negi-san, o padre-chefe do Santuário de Aruka, realiza o ritual da cebolinha e se fantasia com uma roupa bastante tradicional, que inclui uma saia verde, um quimono branco e uma máscara estilo "boneco de rua" com quase dois metros de altura, sustentada por papel de parafina e fita adesiva. Dessa forma, o religioso se propõe a realizar uma série de movimentos que sugerem orações e alívio do estresse, suavizando a percepção formal e rígida da fé e do clero.

(Fonte: arukajinjanegi - Twitter / Reprodução)(Fonte: arukajinjanegi - Twitter / Reprodução)

Curiosamente, o Santuário de Aruka opera de uma forma diferente em relação aos outros templos japoneses e busca atrair a visibilidade pública pela ideia do absurdo desde a primeira metade da última década, quando Miwako Kojima (49) vestiu uma cabeça de panda-gigante. Agora, as novas vestimentas do santuário foram inspiradas pela palavra "negi" ("cebolinha", em japonês) e lançam um novo personagem, interpretado pelo atual líder do templo.

(Fonte: arukajinjanegi - Twitter / Reprodução)(Fonte: arukajinjanegi - Twitter / Reprodução)

Com a viralização da fantasia, outros padres do santuário adotaram o "homem-cebolinha" e é possível observar vários passos em equipe, além de atuações teatrais que contam com danças estranhas e bastante diferenciadas.

Os rituais da cebolinha

Alguns dos rituais feitos no Santuário de Aruka foram gravados por visitantes e por integrantes do templo, e mostram encenações sobre vida e morte, geralmente envolvendo círculos fabricados com madeira e troncos que passando a ideia de transposição. Assim, é possível observar como a fantasia se comporta e como tudo faz referência à cebolinha, seja nos conceitos estéticos ou nos itens dispostos pela área.

Confira abaixo alguns vídeos sobre o ritual da cebolinha.


Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.