17
Compartilhamentos

6 serviços que os Correios oferecem e você talvez não conheça

Enquanto a Câmara dos Deputados aprovava, na última quinta-feira (5), o texto-base do Projeto de Lei (PL) n° 591/2021 — que prevê a privatização dos Correios — o volume de buscas sobre a estatal no Google cresceu ao seu maior nível em 1 ano.

Isso mostra que tem muita gente interessada em aprender algo sobre a empresa pública em um momento tão crucial para o futuro dela. Para ir além da entrega de encomendas ou do monopólio sobre o envio de cartas, vamos listar seis serviços menos conhecidos que os Correios oferecem, demonstrando sua importância longe dos grandes centros urbanos.

1. Prova de vida

(Pedro França/Agência Senado)(Pedro França/Agência Senado)

Quem é aposentado ou pensionista normalmente precisa ir até uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou a um banco para providenciar uma prova de que ainda está vivo e apto a receber os pagamentos.

Em cidades mais isoladas, os Correios são o único meio dessas pessoas apresentarem um atestado médico comprovando a sua situação. As próprias cartas solicitando a prova de vida são entregues pela estatal.

2. Inscrição e regularização do CPF

(Correios/Reprodução)(Correios/Reprodução)

Apenas em 2020, os Correios providenciaram 3,9 milhões de inscrições de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) por meio de sua rede de atendimentos. Para ter acesso a esse serviço, basta ir até uma agência da estatal com a documentação exigida e pagar uma taxa de R$ 7.

3. Achados e perdidos

(Correios/Reprodução)(Correios/Reprodução)

Para muita gente, o primeiro instinto ao perder um documento importante é fazer um boletim de ocorrência (BO) e solicitar uma segunda via. O que nem todo mundo sabe é que os Correios têm um serviço de achados e perdidos. Basta informar o seu nome e escolher o tipo de documento que foi perdido (que vai desde cartão de crédito até passaporte).

4. Coleta agendada

(Correios/Reprodução)(Correios/Reprodução)

Esse é um serviço bastante útil até mesmo para quem vive em centros urbanos. Se você não tem tempo ou não consegue ir a uma agência dos Correios para enviar uma encomenda, pode agendar um horário para que um entregador passe em sua casa e retire-a.

Basta acessar o site da empresa pública e conferir se o serviço está disponível na sua localidade. Caso o agendamento tenha sido feito até às 9h de um dia útil, o carteiro vai retirar a encomenda no mesmo dia. Se for depois, a retirada será feita no próximo dia útil.

5. Papai Noel dos Correios

(Correios/Divulgação)(Correios/Divulgação)

Outro projeto de importância social da estatal é o Papai Noel dos Correios. Ele incentiva crianças de até 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade a treinar sua escrita, redigindo cartas em que contam seus sonhos.

A partir daí, qualquer um pode se tornar padrinho ou madrinha delas e adotar essas cartas, doando os presentes desejados. A empresa pública então se encarrega da entrega dos itens.

6. Kit de TV digital

(Agência Brasil/Reprodução)(Agência Brasil/Reprodução)

Enquanto as gerações mais novas se ocupam com smartphones e videogames nos centros urbanos, ainda há regiões do Brasil esperando para receber a TV digital. Isso se torna ainda mais importante se considerarmos que o sinal de TV analógica será desligado em 2023.

Os Correios estão participando ativamente desse processo, distribuindo kits de TV digital para brasileiros inscritos no CadÚnico. Esses pacotes incluem uma antena e um conversor digital, permitindo que até os televisores mais antigos funcionem no novo padrão.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.