Gustav Zander inventou os aparelhos de ginástica das academias

22/08/2021 às 04:002 min de leitura

Life Fitness, Ergolife, Fasafit e FRS Sports. Se você costuma frequentar academias, pode ser que conheça alguma dessas marcas que estampam os equipamentos. O que talvez não saiba é que elas não existiriam se não fosse pelo médico sueco Gustav Zander, responsável por ajudar a desenvolver a mecanoterapia, ou seja, a promoção da saúde e cura por meio do uso de aparelhos de exercícios físicos.

Apesar de Zander não ter sido o primeiro a enxergar os benefícios no uso de máquinas para ajudar na saúde, sua conexão de esforço regular usando esse tipo de equipamento foi uma ideia revolucionária em uma época em que sangramentos e teoria humoral ainda eram bastante comuns.

A era das máquinas

(Fonte: Spoki/Reprodução)(Fonte: Spoki/Reprodução)

Nascido em 29 de março de 1835, em Estocolmo (Suécia), Zander iniciou seus estudos médicos na Universidade Uppsala, formando-se em Medicina no Instituto Karolinska, em 1864. Quando ainda estava terminando os estudos, ele organizou e desenvolveu o trabalho voltado para o tratamento médico por meio de máquinas especiais. Em 1860, ele já desenhava os protótipos de equipamentos para a realização de atividades físicas.

Admirador fiel do pioneiro do exercício, o médico Per Henrik Ling  viu na incorporação de maquinários a redução do esforço para as pessoas e a diminuição dos riscos de lesões durante as atividades físicas, como acontecia muito durante a calistenia executada na época.

(Fonte: Pinterest/Reprodução)(Fonte: Pinterest/Reprodução)

Zander rapidamente estabeleceu o Instituto Terapêutico Zander, apoiado pelo estado, para usar suas máquinas e ajudar os trabalhadores a corrigir deficiências físicas. Na Exposição do Centenário de 1876 na Filadélfia, a mesma onde Graham Bell expôs seu telefone, o médico ganhou uma medalha de ouro por seus aparelhos de exercícios.

Foi no último período do século XIX que as contribuições do Dr. Zander para o conceito das academias começou em meio a industrialização pesada que acontecia. As pessoas ficaram deslumbradas com a possibilidade de poderem trabalhar em seu escritório enquanto andavam de bicicleta, aparentemente sem fazer nenhum esforço físico.

(Fonte: Pinterest/Reprodução)(Fonte: Pinterest/Reprodução)

No início do século XX, as máquinas de Zander já estavam em spas por todo o país, atraindo uma clientela de luxo que as buscava pelo status que refletia seu estilo de vida de lazer. Ali, definitivamente, começou a era da estética, das academias e dos aparelhos de ginástica em casa. Eles eram mais práticos, seguros e confortáveis. Eles eram culpa de Gustav Zander.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: