6 mitos ou verdades sobre o efeito do salto alto no corpo humano

Os sapatos de salto alto são peças comuns no vestiário de muitas pessoas e fazem parte do mundo da moda há muitos anos. Apesar de não serem os calçados mais confortáveis entre todos, inegavelmente têm um grau de elegância que poucos tipos de sapato conseguem oferecer.

Mas até que ponto tudo que escutamos sobre eles é verdade? Usar salto alto por muito tempo pode deformar o pé? Ele melhora a postura? Por isso, é sempre importante sabermos o que é mito e o que é verdade sobre isso. Então, chegou a hora de desmistificar algumas informações sobre o salto alto. Confira só.

1. Apenas pessoas baixas devem usar salto alto?

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Mito.

Se tem uma bobagem dita por aí sobre o uso de sapatos com salto é que eles são feitos apenas para pessoas de baixa estatura. A verdade é que o salto alto não foi feito para corrigir a altura de alguém, mas sim para oferecer elegância e poder em forma de um visual irreverente. Um exemplo disso são modelos, que normalmente têm bastante altura e mesmo assim usam esse tipo de calçado nas passarelas internacionais.

2. O salto alto causa problemas de saúde?

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Mais ou menos.

É fato que usar salto alto por períodos prolongados não é nada recomendável e pode acabar causando problemas nos joelhos, por exemplo. Porém, não podemos colocar a culpa disso exclusivamente no uso dos calçados com salto.

Logicamente, o ideal é usá-los apenas em períodos curtos, mas o ganho de peso, a aparição de doenças reumáticas ou problemas de saúde alternativos também contribuem para que esse tipo de problema apareça. 

3. É proibido usar salto alto na gravidez?

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Mito. 

O mero uso do salto alto não implica nenhum tipo de problema direto à gravidez. Portanto, não existe nada que realmente impeça a utilização enquanto estiver nesse período. Porém, vale ressaltar que esse tipo de calçado aumenta as chances de a pessoa sofrer uma queda, e impactos na barriga podem significar sérios problemas à saúde de quem está na gravidez e à do bebê.

4. Usar salto alto ajuda a malhar a panturrilha e o bumbum?

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Mito. 

Se você pensa que está malhando a parte inferior do seu corpo apenas por usar um salto alto, saiba que isso é errado. O uso de calçados com salto não impacta em nada na musculatura das panturrilhas e do bumbum, sendo realmente necessário fazer alguns agachamentos na academia para tal. Porém, o salto alto é um ótimo treino para a musculatura pélvica, o que pode ajudar a aumentar a satisfação sexual nas próximas relações.

5. O uso do salto alto deforma o pé?

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Parcialmente mito.

Apesar de usar salto alto no dia a dia ser um tanto quanto desconfortável, as chances de você desenvolver um problema permanente no pé é bastante rara. Existem muitos problemas diferentes que podem surgir nos pés, como joanetes, calos, unhas encravadas, fascite plantar e tantos outros mais. Entretanto, boa parte deles nada tem a ver com o uso de salto. O maior problema, porém, é que o salto alto também não ajuda em nada para resolvê-los.

6. Salto alto ajuda a melhorar a postura?

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Verdade.

Se você já usou um salto alto alguma vez na sua vida, provavelmente já sabe que é essencial ter um domínio sobre o equilíbrio do seu corpo para se manter de pé. Caso você esteja andando de maneira desleixada ou com os ombros muito para a frente, as chances de cair de rosto no chão ou torcer o tornozelo são muito maiores.

Por isso, quem usa salto alto com frequência tende a ter maior controle sobre a postura corporal, mantendo as costas retas e a cabeça firme, olhando para a frente.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.