publicidade

Incels: o movimento de homens que odeiam mulheres

07/09/2021 às 09:002 min de leitura

O assassinato de cinco pessoas na cidade de Plymouth (Reino Unido) em 14 de agosto de 2021 despertou a atenção da imprensa. O responsável pelo crime, Jake Davidson, participava constantemente de fóruns na internet nos quais discutia ativamente o movimento incel. 

O termo, que vem da junção de palavras involuntary celibates, é usado para descrever homens jovens que se definem como celibatários involuntários — ou virgens não por escolha própria. Outros casos de assassinato em massa com participantes desse movimento já haviam ocorrido nos Estados Unidos. Então, o que nós sabemos sobre os incels? 

Homens frustrados

Elliot Rodger, responsável pela morte de seis pessoas em 2014(Fonte: Internet/Reprodução)Elliot Rodger, responsável pela morte de 6 pessoas em 2014.

Entre comentários frustrados e reclamações diárias nas páginas do Reddit e de outros fóruns da internet, os chamados incels parecem compartilhar um sentimento: o ódio pelas mulheres. Segundo o perfil traçado por uma reportagem da BBC, esse grupo de indivíduos envolve, em sua maioria, adolescentes e homens com pouco mais de 20 anos que foram rejeitados por mulheres.

Os fóruns de mensagem servem como um abrigo para fugir da solidão. Entre eles, existe o senso comum de que "perderam na loteria genética" e não há nada que podem fazer para serem aceitos por parceiras românticas. Por trás do insucesso com relacionamentos, esses indivíduos também carregam opiniões extremistas e cheias de raiva.

"Você pensa em algo pequeno… e aí você vê outras pessoas pensando em coisas muito mais radicais. Então você acha que as coisas pequenas são aceitáveis", disse "Liam", um incel que aceitou dar entrevista para o jornal britânico, em resposta a como o tempo passado nessas comunidades afeta o pensamento coletivo dos participantes.

Estereótipo feminino

(Fonte: Internet/Reprodução)

Na visão dos incels, as mulheres só buscam dinheiro e são promíscuas e manipuladoras. Os fóruns apelidam mulheres atraentes de "Stacys", enquanto os homens escolhidos por elas são os "Chads". Ambos os personagens são objetos de ridicularização. Chad é a caricatura de um homem bem-sucedido sexualmente e com características físicas marcantes, como braços musculosos e linha da mandíbula bem marcada.

Pessoas que se encaixam como Stacys ou Chads são vistas como inimigos pelos incels. Ao acreditar que sexo, amor e felicidade estão fora de seu alcance por serem inferiores geneticamente, os membros do movimento se tornam amargurados, e qualquer incel que reverter a situação será chamado de "fakecel", ou um incel falsificado.

Nos últimos tempos, o Reddit tem feito diversas tentativas de remover os fóruns de incel da plataforma, mas diversos grupos permanecem ativos. Existe uma grande preocupação no mundo online de que esse excesso de ódio virtual possa continuar acarretando casos de feminicídio e assassinatos em massa.

Fonte
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: