6 fatos surpreendentes sobre a gravidez que você não sabia

19/03/2022 às 07:002 min de leitura

Não é segredo para absolutamente ninguém que a gravidez transforma por completo o corpo humano. Quando uma mulher está carregando um bebê, o seu corpo precisa realizar todas as adaptações possíveis para se certificar que ela e a criança que irá nascer passarão os próximos nove meses em plena segurança.

Por isso, os órgãos mudam de lugar para poder comportar o feto dentro do corpo e tantas outras coisas sutis vão acontecendo sem nós percebermos. Por esse motivo, nós montamos uma lista com seis coisas surpreendentes a respeito da gravidez e que você provavelmente não sabia. Olha só!

1. Crescimento do útero

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Antes da gravidez realmente acontecer, o útero de uma mulher tem, em média, o tamanho de uma laranja. Porém, tudo isso muda conforme o bebê vai se desenvolvendo. Com apenas três meses de gravidez, esse órgão já pode estar do tamanho de uma melancia. 

Para se ter noção, o útero pode aumentar em até 500 vezes durante o período de gravidez. Que loucura, né?

2. Gravidez mais longa do mundo

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Nove meses esperando uma criança nascer pode ser uma longa espera para a mamãe e para a família, certo? Porém, imagina se essa gravidez fosse ainda mais prolongada. Por incrível que pareça, a gravidez mais longa já registrada ao redor do mundo durou 375 dias e aconteceu em 1945.

Mas não se assuste, gravidez longas são mais comuns do que parecem. Não é tão difícil assim encontrar mulheres que pariram apenas com 10 ou 11 meses de espera. 

3. Diabetes gestacional

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Mulheres, preparem-se: algumas grávidas costumam desenvolver algo chamado "diabetes gestacional" enquanto esperam seu filho nascer. E o que isso significa? Esse tipo de diabetes acontece quando o açúcar no sangue da futura mamãe está muito alto e o pâncreas não consegue fornecer insulina suficiente. 

O mais curioso dessa situação, entretanto, é que essa condição costuma desaparecer logo após o nascimento do bebê e raramente se estende para o restante da vida.

4. Articulações soltas

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Quando uma mulher está grávida, seu corpo produz em maior quantidade um hormônio chamado relaxina. Esse hormônio faz com que os ligamentos — tecidos que conectam nossas articulações — fiquem suavizados durante o período de gestação.

Dessa forma, a pelve pode se tornar mais flexível na hora do parto e isso evita com que algum tipo de lesão mais grave possa acontecer nesse momento.

5. Mudanças no olfato

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Uma coisa muito curiosa que acontece com as mulheres grávidas durante a gestação são as mudanças no olfato nos primeiros meses. Durante o primeiro trimestre, esse sentido se torna bem aguçado — o que costuma inclusive ser um sinal de gravidez para aquelas que não descobriram a maternidade ainda.

Segundo pesquisadores, talvez esse seja um mecanismo do corpo humano para que as mulheres grávidas evitem consumir alimentos inseguros. Isso protegeria a saúde delas e também do bebê. 

6. Mudanças de cor no corpo

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Você sabia que, conforme o corpo da grávida muda durante a gestação, ela pode desenvolver estrias que geralmente são bem mais pálidas do que a pele normal. Outra coisa bem frequente é o desenvolvimento de melasma, uma condição que faz com que manchas escuras apareçam no rosto.

A linha abaixo do estômago, chamada de linha nigrea, também fica mais escura. Por fim, algumas mulheres também relatam que até mesmo a vagina pode mudar de cor, com relatos de colorações azuladas ou arroxeadas. Esse fenômeno é chamado de Sinal de Chadwick, causado por uma congestão venosa.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: