Ciência
27/01/2022 às 06:30•2 min de leitura
Os testes de gravidez vendidos em farmácia são uma maneira bem simples e relativamente rápida de descobrir se a mulher está grávida ou não. O resultado é obtido a partir da aferição do beta HCG, sigla para gonadotrofina coriônica humana, produzido durante a gestação e presente na urina.
Desde que realizado da maneira correta e no período certo, os testes de gravidez vendidos em farmácia são bastante confiáveis. O método costuma ter precisão de 99%, vamos entender um pouco mais sobre seu funcionamento.
(Fonte: Ana Maria/UOL)
O atraso da menstruação costuma ser um sinal de alerta para muitas mulheres. A dúvida sobre a possibilidade de um bebê estar a caminho é costumeira, fazendo com que muitas pessoas corram à farmácia mais próxima em busca de uma caixinha das diferentes marcas comercializadas de testes de gravidez.
O primeiro passo é que a mulher faça o exame apenas após o primeiro dia do atraso menstrual. Se este for o seu caso, é importante entender que o procedimento pode dar resultado negativo.
Ainda assim, a menstruação pode seguir atrasada. Se os sintomas sugestivos de gravidez persistirem, como leve corrimento vaginal cor-de-rosa ou mamas doloridas, você pode repetir o teste entre 3 e 5 dias, porque os níveis do hormônio beta HCG podem estar elevados, sendo mais fácil detectá-lo.
(Fonte: MD Saúde)
Idealmente, a mulher deve fazer o teste usando a primeira urina da manhã, pois haverá maior concentração de hormônios. De toda forma, isso não inviabiliza a realização do teste, que segue sendo confiável mesmo se feito em outro período do dia.
Cada marca pode ter suas especificidades, variando a maneira de executar o teste de gravidez de farmácia. De modo a garantir o máximo de confiabilidade, siga sempre as orientações presentes na bula do teste de gravidez. Geralmente, as instruções são as seguintes:
(Fonte: Marie Stopes)
Após concluir as orientações acima e aguardar o tempo indicado para que o dispositivo conclua o teste, os resultados podem ser:
(Fonte: Dra. Patricia Varella)
Falsos positivos são muito raros. Quando ocorrem, estão conectados à má utilização do produto, ou à validade vencida. Existe a raríssima gravidez química, em que o corpo feminino produz o beta HCG mesmo sem estar gestando.
Já falso negativo, mesmo que incomum, pode vir a acontecer por uma série de razões. Realizar o exame antes do prazo mínimo, por exemplo, pode resultar em falso negativo. Ingestão de líquido em excesso também pode dificultar a detecção do hormônio, ou até no caso de que você utilize medicamentos para fertilidade que contenham o beta HCG.
Atualmente, alguns testes de gravidez, conhecidos como "antecipados", conseguem detectar uma possível gravidez até 6 dias antes do atraso da menstruação. Mas é importante que repita o teste no primeiro dia do atraso menstrual. De toda maneira, não esqueça de consultar um ginecologista de sua confiança.