Menstruação: 3 métodos alternativos ao absorvente tradicional

20/06/2021 às 12:002 min de leitura

Por mais habitual e prático que seja utilizar os absorventes tradicionais descartáveis durante a menstruação, o mercado se desenvolveu para oferecer diversas outras opções para as mulheres que buscam por soluções mais sustentáveis, confortáveis e até mesmo hipoalergênicas.

Sendo assim, é importante ter em mente quais são os outros produtos existentes e qual a vantagem de cada um deles. Pensando nisso, nós separamos uma lista com três métodos alternativos para você substituir o absorvente tradicional de uma vez por todas. Olha só!

Calcinha absorvente

(Fonte: Korui/Reprodução)(Fonte: Korui/Reprodução)

Esteticamente iguais a uma roupa íntima comum, as calcinhas absorventes são produzidas com camadas de tecido feitas para absorver o fluxo menstrual sem maiores complicações. Além de serem reutilizáveis, esses modelos são totalmente hipoalergênicos — diminuindo a probabilidade do aparecimento de irritações na pele.

Na maioria dos casos, essas calcinhas vem com um saquinho especial para lavar na máquina e podem ser higienizadas sem alvejante ou amaciante. Em geral, os tecidos costumam secar rápido e podem ser lavados até 50 vezes. Para pessoas com o fluxo menstrual muito alto, pode ser preciso a utilização de mais de uma unidade.

Coletor menstrual reutilizável

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Uma alternativa mais popular no mercado atualmente, os coletores menstruais costumam estar disponíveis até mesmo em farmácias e trabalham como um copinho intravaginal que se ajusta a vagina. Geralmente são feitos de silicone e podem durar anos, necessitando de inserção no canal vaginal para utilizá-lo. 

Assim como os absorventes internos, os coletores vêm acompanhados de uma cordinha para facilitar a remoção e são uma excelente opção para mulheres com alergia aos absorventes. A troca depende do fluxo menstrual, mas recomenda-se retirá-lo com intervalos entre 6 e 12 horas.

A lavagem precisa ser feita de maneira regular com água, realizando um processo de fervura de 5 a 7 minutos antes de guardar. A compra de um único coletor representa a substituição de diversos absorventes descartáveis ao longo da vida.

Absorvente de pano

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

Bastante utilizado e visto como única opção para muitas gerações de mulheres no passado, os absorventes de pano têm voltado à moda no mercado. Por evitarem alergias e serem mais baratos que os demais, esses absorventes são bastantes eficientes e vêm acompanhados de botões para prender na calcinha.

Hoje em dia, cada marca costuma oferecer uma diversidade de tamanho e estampas para o produto se adaptar ao gosto das clientes. O tecido impermeável e natural permite-lhe ser reutilizável e deixar a pele respirar. Os absorventes de pano podem ser lavados na máquina de lavar ou deixados de molho na água gelada. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: