Ciência
20/03/2022 às 12:00•2 min de leitura
Você já teve o azar de encontrar uma joia perfeita apenas para descobrir que ela deixou a sua pele verde no fim das contas? Seja anel, colar, brincos ou pulseiras, dependendo do tipo de acessório, ele pode causar essa reação caso você o use durante o dia todo.
Mas acalme-se, isso não significa que você está se transformando no Hulk. É comum ficar se questionando de onde veio essa coloração estranha e até mesmo assustado com esse tipo de reação. Porém, nós te traremos todas as informações necessárias sobre esse tópico e o que fazer para evitar esse problema. Veja só!
(Fonte: Shutterstock)
Quando uma joia está deixando a pele verde, normalmente o grande culpado é o cobre. Nesse caso, o metal pode reagir com o nosso suor ou alguma loção aplicada na pele e oxidar. Quando o cobre passa por esse tipo de reação química, ele acaba desenvolvendo um tipo de "película" verde, que pode ser transferida para o nosso corpo.
Esse, inclusive, é o motivo de muitos dos prédios antigos na Europa exibirem cúpulas e decoração verdes, pois com o passar dos anos oxidaram e mudaram de cor. Entretanto, vale ressaltar que nem sempre o cobre precisa ser o culpado. Joias que não são feitas de ouro maciço ou platina também sofrem o risco de oxidar por conta de algum tipo de reação.
Em geral, o níquel e o cobre costumam ser os mais "culpados" pelos usuários de joias, pois normalmente são os que mais geram alergias de pele e outros tipos de reação. Dessa forma, é sempre necessário ter cuidado e estar atento à forma como o seu corpo pode lidar com o uso desses acessórios.
(Fonte: Shutterstock)
Muitas pessoas ficam desesperadas ao ver que sua pele ficou verde repentinamente. Mas a pergunta que não quer calar é: essa coloração esquisita vai embora? A resposta é sim. Algumas pessoas tendem a confundir esse tipo de reação como alguma alergia ao cobre, mas não é bem a verdade.
Essa é simplesmente uma reação de oxidação, e não um problema na pele. Portanto, a mancha verde é apenas um resíduo que foi deixado para trás. Por vezes, essa "tinta" verde pode oferecer certa resistência para sair do corpo, mas a tendência é que ela seja completamente eliminada após uma boa lavagem.
Agora, se você é uma pessoa que costuma suar com frequência e deseja evitar que essa reação aconteça o tempo todo, veja só algumas dicas que você pode adotar para reduzir esse problema: