Seja o primeiro a compartilhar

Por que algumas joias deixam a pele verde?

Você já teve o azar de encontrar uma joia perfeita apenas para descobrir que ela deixou a sua pele verde no fim das contas? Seja anel, colar, brincos ou pulseiras, dependendo do tipo de acessório, ele pode causar essa reação caso você o use durante o dia todo.

Mas acalme-se, isso não significa que você está se transformando no Hulk. É comum ficar se questionando de onde veio essa coloração estranha e até mesmo assustado com esse tipo de reação. Porém, nós te traremos todas as informações necessárias sobre esse tópico e o que fazer para evitar esse problema. Veja só!

Mudança na pele

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Quando uma joia está deixando a pele verde, normalmente o grande culpado é o cobre. Nesse caso, o metal pode reagir com o nosso suor ou alguma loção aplicada na pele e oxidar. Quando o cobre passa por esse tipo de reação química, ele acaba desenvolvendo um tipo de "película" verde, que pode ser transferida para o nosso corpo.

Esse, inclusive, é o motivo de muitos dos prédios antigos na Europa exibirem cúpulas e decoração verdes, pois com o passar dos anos oxidaram e mudaram de cor. Entretanto, vale ressaltar que nem sempre o cobre precisa ser o culpado. Joias que não são feitas de ouro maciço ou platina também sofrem o risco de oxidar por conta de algum tipo de reação.

Em geral, o níquel e o cobre costumam ser os mais "culpados" pelos usuários de joias, pois normalmente são os que mais geram alergias de pele e outros tipos de reação. Dessa forma, é sempre necessário ter cuidado e estar atento à forma como o seu corpo pode lidar com o uso desses acessórios.

Revertendo a pele verde

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Muitas pessoas ficam desesperadas ao ver que sua pele ficou verde repentinamente. Mas a pergunta que não quer calar é: essa coloração esquisita vai embora? A resposta é sim. Algumas pessoas tendem a confundir esse tipo de reação como alguma alergia ao cobre, mas não é bem a verdade.

Essa é simplesmente uma reação de oxidação, e não um problema na pele. Portanto, a mancha verde é apenas um resíduo que foi deixado para trás. Por vezes, essa "tinta" verde pode oferecer certa resistência para sair do corpo, mas a tendência é que ela seja completamente eliminada após uma boa lavagem. 

Agora, se você é uma pessoa que costuma suar com frequência e deseja evitar que essa reação aconteça o tempo todo, veja só algumas dicas que você pode adotar para reduzir esse problema:

  • Pinte a camada da joia que toca a pele com uma camada de esmalte transparente;
  • Limpe as joias com frequência;
  • Guarde as joias em ambiente seco;
  • Evite usar joias em dias mais quentes;
  • Tire as joias ao nadar;
  • Compre joias de aço inoxidável ou feita de materiais preciosos.
Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.