5 pontos para entender o Jogo do Bicho

27/03/2022 às 05:003 min de leitura

Tramita no Senado uma proposta que visa legalizar jogos de azar no Brasil, presentes em cassinos, bingos, corrida de cavalos e outras modalidades. O projeto inicialmente pleiteava apenas a legalização do Jogo do Bicho, uma loteria informal presente em todo país, inventada em 1892.

Ainda que continue sendo uma prática ilegal e seja historicamente ligada ao crime organizado, o Jogo do Bicho segue sendo extremamente popular no país, mesmo passados 130 anos de sua criação. Neste texto, contamos a história dessa famosa loteria e explicamos seu funcionamento.

1. Por que os números são associados a bichos?

(Fonte: Reprodução)(Fonte: Reprodução)

O Jogo do Bicho foi uma criação do barão João Batista Drummond, com o objetivo bem mercadológico, ele queria atrair visitantes ao zoológico da Vila Isabel (Rio de Janeiro). A ideia dele foi fazer uma rifa que premiasse os visitantes. 

Todo dia, pela manhã, ele escolhia a imagem de 1 entre 25 animais e a colocava em uma urna. Quando entravam no zoológico, os visitantes recebiam um bilhete que tinha um dos bichos estampados. No final do dia, quem tivesse a entrada com o bicho que estava na urna ganhava um prêmio em dinheiro. O jogo fez muito sucesso e só foi proibido 5 anos depois.

2. A popularização do jogo

(Fonte: Mais Goiás)(Fonte: Mais Goiás)

A ideia do barão deu muito certo, e os bilhetes começaram a ser vendidos não apenas no zoológico, mas em lojas espalhadas pela cidade. O prêmio pago ao ganhador, que era de 20 vezes o valor do bilhete, era uma verdadeira bolada para a época. Para se ter uma ideia, isso significava para alguns trabalhadores receber mais do que o seu ordenado mensal. 

O cientista político Danilo Freire, que estudou o Jogo do Bicho em seu doutorado, explicou, em entrevista à BBC, que a popularização da loteria se deve a alguns fatores.

O primeiro foi a população urbana crescente no Rio de Janeiro no século XIX, o que significou uma grande camada da população desempregada ou com subempregos — realidade acentuada pela abolição da escravatura.

Outro fator foi um grande fluxo de imigrantes na cidade, o que fomentou o comércio. E o último era a existência de um sistema judicial fraco, poia não havia mecanismos para repreender de fato o jogo ilegal.

3. Como funciona o jogo?

(Fonte: UOL/Net Bet)(Fonte: UOL/Net Bet)

Curiosamente, o jogo não mudou muito depois de 130 anos de sua invenção. Ele funciona a partir de uma lista de 25 animais organizados por ordem alfabética — o primeiro é o avestruz e o último é a vaca. Cada animal corresponde a quatro números. 

O apostador escolhe um bicho e aguarda o resultado da Loteria Federal. O número sorteado corresponde aos dois últimos números do milhar — e, assim, quem aposta no número correspondente dos animais ganha o prêmio. O valor varia de acordo com quanto a pessoa apostou.

4. O jogo do bicho na cultura popular

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Mesmo para quem nunca jogou, essa loteria se tornou tão popular que já faz parte do imaginário coletivo. Algumas expressões do jogo se tornaram corriqueiras — como falar "zebra" quando algo dá errado (porque a zebra não está no jogo).

A expressão "fazer uma vaquinha" também tem origem nesse jogo. Na década de 1920, quando os jogadores de futebol ainda não recebiam salários, a torcida do Vasco resolveu arrecadar dinheiro para motivar os atletas. O prêmio dependia do placar da partida e foi inspirado nos números do jogo do bicho.

Um empate valia 5 mil réis, ou seja, um "cachorro", de acordo com o jogo. A recompensa mais alta era a de 25 mil réis, dada em conquistas de títulos, o que correspondia a uma "vaca", já que esse era o animal de número 25.

5. Um jogo errado que deu certo

(Fonte: Metrópoles)(Fonte: Metrópoles)

Uma dúvida recorrente nas pessoas é sobre a idoneidade do Jogo do Bicho: se muitos dos seus chefões são contraventores, por que as pessoas acreditariam que vão receber o dinheiro? 

O cientista político Danilo Freire explica que a loteria se consolidou em cima de reputação de honestidade: quem ganha sempre recebe corretamente. Essa confiança veio a partir de alguns mecanismos, como a exibição dos resultados do jogo à vista de toda a população (colados em postes, por exemplo), pagamentos sempre em dia e uma padronização do valor do pagamento. Por norma, o prêmio pago ao ganhador é sempre 18 vezes mais do que ele apostou.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: