Zebras são pretas com listras brancas ou o contrário?

02/01/2022 às 07:002 min de leitura

As zebras são animais conhecidos pelo padrão listrado de sua pelagem — inconfundível. Além disso, as listras vêm em padrões únicos para cada indivíduo, algo como a impressão digital dos seres humanos. A ciência ainda não chegou em um consenso sobre a utilidade das listras para a espécie, mas a teoria mais aceita atualmente é que elas ajudam a afastar moscas.

É interessante observar que tipos diferentes de zebras criam listras de formas diferentes. Algumas não têm esse padrão nas pernas e uma espécie já extinta tinha as listras apenas na cabeça.

Porém, uma dúvida permanece: seriam as zebras pretas com listras brancas ou brancas com listras pretas? Qual é a cor das zebras e qual é a cor das listras? Sim… É possível encontrar explicações científicas para essa questão — muito além da pergunta do ovo e da galinha.

“Olha lá, o humano querendo saber das nossas listras, filho…” (Fonte: Shutterstock)

A cor da pele

Por um lado, as zebras têm um couro preto, embaixo da pelagem listrada — mas isso não quer dizer que as listras são a parte branca, necessariamente. Em contrapartida, os pelos pretos vão até a barriga, onde tudo fica branco. Olhando para alguns indivíduos (como os da foto acima) a cor branca parece ter muito mais destaque no bicho, não é? Mas isso também não significa que as listras são pretas. 

Então, onde encontrar a resposta para esse importantíssimo questionamento? Em um grupo de células chamadas melanócitos. Elas são as responsáveis pela cor da nossa pele e dos nossos cabelos — sim, nós também as temos. Inclusive, é por causa dessas células que nosso cabelo escurece com o passar dos anos, para depois ficar branco.

“Não estou nem aí se as listras são pretas ou brancas… Só sei que elas são maneiras!” (Fonte: Shutterstock)

O padrão dos melanócitos

Assim como nos humanos, todos os pelos nascem em folículos cheios de melanócitos. Se as células “resolverem” produzir muita melanina, o pelo sairá preto. Porém, se a produção desse pigmento for menor, o pelo será castanho, loiro e até branco. A brancura é a ausência total de melanina, no caso.

Já nas zebras, que têm pelos das duas cores, a genética determina quais mechas vão crescer com pelos pretos ou brancos, dependendo de onde elas estão no corpo — criando um padrão único para cada indivíduo. A questão é que, em seu estado normal, as células produzem pelos pretos. Sendo assim, os pelos brancos é que são um desvio do padrão, com seus melanócitos parando de funcionar para criar as listras.

Em resumo, pela genética, os pelos das zebras são pretos e as listras é que são brancas. Era isso que você queria saber? Então está aí a resposta! 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: