Jean Thurel: conheça o soldado mais velho da história

16/06/2022 às 11:002 min de leitura

Fuzileiro do Exército Francês por mais de 90 anos, Jean Thurel impressionou por sua longa carreira. O militar nasceu durante o reinado de Luís XIV e faleceu durante o de Napoleão I, vivendo em três séculos diferentes.

Sua carreira militar

Jean Thurel, o soldado mais velho da históriaJean Thurel, o soldado mais velho da história

Jean Thurel se alistou no exército em 17 de setembro de 1716 no Regimento de Touraine aos 18 anos. No total, ele serviu por mais de 90 anos sem interrupção durante os reinados de Luís XV, Luís XVI, a República e o Império franceses.

Durante os seus anos de serviço, o militar sofreu graves ferimentos em duas ocasiões. Em 1733, durante o cerco de Kehl, ele foi baleado no peito com um mosquete. Já em 1759, na batalha de Minden, ele recebeu sete golpes de espada, sendo seis na cabeça. 

Além dos seus ferimentos, Jean Thurel sofreu algumas perdas importantes durante a sua carreira militar. Três de seus irmãos foram mortos na batalha de Fontenoy em 1745 e seu filho pereceu durante a batalha de Saintes em 1782.

Medalhas de honras e prêmios

Com uma carreira tão longa, Jean Thurel ganhou diversas medalhas de honra e prêmios durante os 90 anos de serviço.

O rei Luís XV condecorou Thurel pessoalmente. (Fonte: Wikimedia Commons)O rei Luís XV condecorou Thurel pessoalmente. (Fonte: Wikimedia Commons)

Para aumentar a taxa de realistamento, Luís XV criou o Médaillon Des Deux Épées (Medalha das Duas Espadas) em 1771. Essa foi a primeira condecoração militar na França, podendo ser concedida a soldados que serviram no exército e, mais tarde, estendida para marinheiros.

Para ser elegível à medalha, o militar teria que servir por 24 anos. Assim que a condecoração foi estabelecida, Thurel foi premiado com dois Médaillon Des Deux Épées em reconhecimento a dois períodos de 24 anos (1716–1740 e 1740–1764).

Em 8 de novembro de 1787, Thurel foi apresentado à corte real no Palácio de Versalhes. Na ocasião, o rei Luís XVI perguntou ao soldado de 88 anos se ele preferia receber a Ordre Royal et Militaire de Saint-Louis (Ordem Real e Militar de Saint Louis) ou uma terceira medalha Médaillon Des Deux Épées, em reconhecimento ao período de 1764-1788.

O militar optou por receber a terceira medalha com a condição de que o próprio rei colocasse a condecoração em seu uniforme, o que ele aceitou. Para se ter uma ideia, poucos homens completaram 48 anos de serviço militar para receber a segunda medalha. Thurel é o único que ganhou 3 vezes.

Thurel recebeu a mais alta condecoração francesa. (Fonte: Legion d'Honneur)Thurel recebeu a mais alta condecoração francesa. (Fonte: Legion d'Honneur)

Em 26 de outubro de 1804, aos 106 anos, o soldado foi um dos primeiros a receber a recém-criada Ordre National de la Légion d'Honneur (Ordem Nacional da Legião de Honra), a mais alta condecoração da França. 

Apontado como o “militar mais velho da Europa”, Thurel faleceu em 10 de março de 1807, aos 108 anos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: