Suculentas: com qual frequência devemos regá-las?

30/06/2022 às 08:002 min de leitura

As suculentas são uma das plantas preferidas dos donos de casa. Por receberem menos água do que os demais vegetais, no entanto, são constantemente vistas erroneamente como plantas dificílimas de matar. Pode até ser que as suculentas necessitem de menos recursos hídricos, mas isso não pode ser visto como um sinal para o descaso em seus cuidados.

Sem receber a devida atenção, as suculentas murcham e morrem tão facilmente quanto uma orquídea. Logo, se você é uma pessoa que se preocupa com suas plantas e quer manter a sua casa linda, é preciso ter em mente todas as necessidades dessas plantas e com qual frequência é necessário irrigá-las. Veja só!

Regando suculentas

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

De acordo com especialistas, as suculentas precisam de água quando seus recipientes ficam extremamente secos. Embora algumas plantas e flores precisem que seu solo fique relativamente úmido o tempo todo, esse não é o caso desse vegetal. Suas folhas foram "construídas" para reter o excesso de umidade e, portanto, costumam manter a melhor forma com menos dificuldade.

A frequência com a qual um vaso de suculenta fica completamente seco depende de diversos fatores. Por exemplo, essas plantas passam por surtos de crescimento especialmente durante a primavera e o verão, o que significa que precisam de mais água para botar novas folhas durante essas épocas do ano.

Nesses meses, uma suculenta pode precisar ser regada até três vezes por semana — o que não deixa de ser uma questão de olho. Essa fase de crescimento reduz consideravelmente durante o inverno, quando o escuro e o frio tornam-se predominantes. Isso pode fazer com que uma suculenta fique até meses sem receber água, mas sem sofrer consequências por isso.

Atenção aos detalhes

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Em questão de irrigação, variáveis como o tamanho do recipiente e umidade da sua casa também geram cenários diversos. Com isso, é praticamente impossível manter um cronograma único quando for cuidar das suas plantas. Em vez disso, verifique o pote de vez em quando para procurar por sinais.

Você pode enfiar o dedo na terra para fazer uma avaliação do solo por conta própria. Suculentas que são ignoradas por muito tempo costumam produzir sinais para tentar te alertar. Nesse sentido, é possível que as folhas passem a enrugar e encolher, mostrando que precisam de hidratação urgentemente.

Porém, não há muita razão para desespero. Quando regamos uma suculenta imediatamente, não costuma demorar muito tempo para que ela volte a um estado saudável. Folhas moles e descoloridas, por outro lado, indicam excesso de água. Muita umidade promove o apodrecimento das raízes e folhas, e essa condição é muito mais difícil de voltar. 

As suculentas só irão se beneficiar da rega pesada quando estiverem no pico do período de seca do ano — como se fosse passar por uma chuva ocasional no deserto. Durante esse período, você pode molhar o solo até que o excesso de água comece a escorrer pelos orifícios de drenagem no fundo do recipiente. Com todas essas dicas, basta prestar atenção regularmente e você terá os atalhos para uma planta saudável. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: