Ciência
26/05/2020 às 04:00•2 min de leitura
Muito populares em escritórios e ambientes fechados, as plantas suculentas tornaram-se, rapidamente, xodó de entusiastas e apaixonados por ambientes diferentes e vivos, dando uma sobrevida ao local e chamando a atenção de cara por suas constituições diferenciadas, dotadas de cores e formatos que as fazem parecer vegetações de outro planeta.
Recheadas de características próprias e particularidades que as distinguem bastante das convencionais, principalmente por sua facilidade em se adaptar a ambientes secos, já que possuem estruturas especiais que funcionam como depósitos e reservatórios de água em suas plantas e caules, tornaram-se verdadeiros itens de colecionador, destacando-se por sua extravagância e uma relativa facilidade nos cuidados, apesar de não ser tão simples quanto se parece.
Veja abaixo uma seleção especial com alguns dos mais populares tipos de suculentas, e prepare-se para uma viagem fantástica para o universo mágico das plantas. Certamente você irá repensar sobre ter algumas delas em sua casa.
Visualmente fantástica com suas raras folhas transparentes, a Haworthia cooperi, como é conhecida cientificamente, existe nas mais variadas cores e formatos, além de ser facilmente encontrada para venda nos grandes e-commerces. Nativa da África do Sul, a suculenta clara exige poucos cuidados, já sendo suficientes para garantir uma beleza diferenciada ao ambiente.
(Fonte: Little Leaf Garden/Reprodução)
Simulando um buquê de rosas, com sua constituição imitando exatamente o formato das mais queridas flores de todos, com uma característica mais rústica e tons cinza-esverdeados, resultando em uma bela formação para presentear entes queridos e amigos.
(Fonte: Weibo/Reprodução)
Muito fofas e com seu topo floral incrivelmente semelhante a uma cabeça de coelho, a Monilaria Moniliformis é o enfeite ideal para celebração de Páscoa, sendo bem temática, visualmente agradável e podendo crescer até 8 centímetros de altura.
(Fonte: Bored Panda/Reprodução)
Com um visual de bonsai, a planta imita perfeitamente a milenar arte de cultivo japonesa. Ideal para espaços compactos e locais com uma arquitetura mais moderna e descolada, sem perder sua riqueza e charme, a plantinha é indispensável para quem deseja construir um ambiente harmônico.
(Fonte: Bored Panda/Reprodução)
Parecendo uma grande quantidade de doces em formato de minicérebros, os lithops servem para enfeites das mais diversas formas, funcionando como suporte para outras plantas e sendo uma das suculentas mais versáteis, especialmente para quem é indeciso ou tem mania de ficar sempre mudando os enfeites.
(Fonte: Special Plants World/Reprodução)
Com uma aparência que lembra bastante os recifes de corais, porém com tons de cores vindas diretamente dos contos de fadas, as suculentas de recifes de coral lembram a fauna de Avatar, de James Cameron, podendo até mesmo, de relance, trazer à memória o terrível Demogorgon, de Stranger Things. O nome dela fica a seu critério.
(Fonte: Bored Panda/Reprodução)
Pertencente a uma família com mais de 4.100 espécies diferentes, a euphorbia lembra uma pequena bolsinha de moedas, com um lindo broto de flores em seu topo, fechado em uma estrutura semelhante ao algodão artesanal.
(Fonte: Bored Panda/Reprodução)
Com um design assustador e enorme, a cauda de sereia é um avantajado leque vegetal, assemelhando à planta carnívora, porém com as limitações de uma suculenta. Sua grande superfície de contato permite o maior armazenamento de água nas estruturas, sendo uma das mais simples de manuseio.
(Fonte: Special Plants World/Reprodução)