Como eram esses 5 eletrodomésticos 100 anos atrás

19/10/2022 às 10:003 min de leitura

Todo dia um novo produto tecnológico é lançado, provando que a humanidade evolui mesmo que não percebamos imediatamente. Alguns podem se tornar obsoletos com o tempo, como as vitrolas e os CD players, enquanto outros vão ganhando melhorias, como televisores, máquinas de lavar e filmadoras.

Quem acompanha anualmente os lançamentos dos novos iPhone, iPad ou demais gadgets da Apple, acaba por não perceber o longo caminho percorrido. Por essa razão, mergulhamos fundo e trouxemos eletrodomésticos, aparelhos que usamos cotidianamente, e mostramos como eles eram há 100 anos. Confira!

1. Batedeira

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A história da batedeira é antiga, mas não pretendemos nos focar nos utensílios manuais. Conta a história que a primeira patente de um misturador com peças rotativas foi feita por Ralph Collier em 1856. Todavia, anos se passaram até que o produto fosse melhorado para chegar em nossos lares. O motor elétrico, por exemplo, foi incluído no primeiro projeto em 1885.

Já as primeiras batedeiras caseiras foram chegar aos lares no início do século XX, por volta de 1910, quando a KitchenAid e a Sunbeam lançaram suas primeiras versões, projetos adaptados da criação do engenheiro Herbert Johnston. No entanto, o eletrodoméstico só foi popularizado mesmo após a década de 1920.

2. Geladeira

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O projeto que tornaria a ser as geladeiras que conhecemos é antigo, passando por uma longa fase pré-elétrica. Os modelos que dariam origem às primeiras geladeiras residenciais foram inventados pelo húngaro István Röck, que desenvolveu um refrigerador industrial que utilizava amônia e era alimentado por compressores elétricos, lá em 1894.

Levou quase uma década até que esse modelo fosse adaptado para uso doméstico, cujo projeto coube ao norte-americano Fred W. Wolf, batizada de DOMELRE.

Concomitantemente, diferentes empresas foram adaptando o projeto até que a GE lançasse o Monitor-Top, que você vê na foto. Ele foi colocado no mercado em 1927, popularizando as geladeiras domésticas – e modificando profundamente os hábitos alimentares humanos.

3. Fogão

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A invenção do fogão também é antiga, mas suas primeiras versões eram bem diferentes dos atuais cooktops de indução. Por séculos, a humanidade utilizava lareiras para aquecer seus alimentos, até que componentes foram sendo criados para armazenar essa fogueira dentro dos lares.

O primeiro projeto a ajudar a popularizar o eletrodoméstico coube ao vencedor do Prêmio Nobel, o físico sueco Gustaf Dalén. Em 1922, ele inventou o fogão da marca AGA, construído em ferro fundido, que usava o armazenamento de calor da queima lenta do carvão para funcionar. Já a mudança para o fogão a gás foi inventada por James Sharp.

4. Cafeteira elétrica

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Muitas máquinas de café foram inventadas ao redor do mundo ao longo do tempo. Isso resultou na possibilidade de ingerirmos a bebida produzida por diferentes métodos. Pensando em termos de cafeteira como a que usamos em casa, devemos muito a Landers, Frary & Clark.

Ela foi uma empresa que produzia eletrodomésticos e a responsável por projetar a primeira máquina com coador embutido que funcionava à base de eletricidade. Ela foi uma evolução de aparelhos semelhantes que já existiam desde o século XIX, mas que usavam fogão ou fogueira. Lembre disso na sua próxima xícara de café.

5. Torradeira elétrica

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O aparelho da foto acima parece um misto de máquina de tortura e abajur de cabeceira, não é? Sinto informar, mas essa é a mãe de todas as torradeiras elétricas residenciais. Grelhar o pão é uma maneira bastante antiga de comer o alimento, mas a criação de um equipamento utilizado especificamente para isso só foi ocorrer no século XX.

No início dos anos 1900, vários engenheiros se debruçaram sobre projetos para criar aparelhos capazes de aquecer o pão sem a necessidade de utilizar o fogo. A primeira patente foi registrada por volta de 1905, e menos de cinco anos depois a primeira torradeira elétrica chegou aos lares norte-americanos, produzida pela General Electric.

O modelo GE D-12 – esse da foto – era bem curioso, e utilizava o sistema de encaixa de rosca inventado por Thomas Edison. Na próxima vez que comer um pão tostado, lembre-se do inventor da lâmpada elétrica incandescente e agradeça a ele, ao menos em partes.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: