6 comidas que você nunca deveria guardar na geladeira

30/05/2022 às 02:003 min de leitura

Como não amar as geladeiras, não é mesmo? Afinal, são esses eletrodomésticos que deixam nossas bebidas geladas, mantêm a maioria dos nossos alimentos frescos e nos permite comer aquela pizza do dia anterior sem correr muitos riscos de estar contaminada por diversas bactérias.

Porém, por mais que essa seja uma ferramenta extremamente útil para basicamente tudo que você compra no supermercado, não são todos os produtos que podem ou devem ser armazenados em um refrigerador. Pensando nisso, nós montamos uma lista com seis comidas que você nunca deveria guardar em uma geladeira. Olha só!

Leia também: 6 itens da sua despensa que você guarda por tempo demais

1. Bolos

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Exceto por aqueles bolos que derretem se não forem refrigerados, não existe um bom motivo para você guardar esse doce dentro da geladeira. Ao fazer isso, você estará eliminando toda a umidade da comida e endurecendo a sua cobertura — prejudicando completamente sua qualidade.

A maioria dos bolos terá um sabor melhor se for mantido em temperatura ambiente, de preferência cobertos por algum recipiente. No entanto, bolos que incluem cobertura ou recheio de frutas frescas, chantilly ou cobertura de cream cheese inevitavelmente precisam ir para geladeira para não estragar.

2. Pão

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Esse é um produto que rotineiramente aparece dentro da geladeira dos brasileiros, lugar ao qual não pertence. Deixar o pão refrigerando não o mantém fresco por mais tempo e, na verdade, possui o efeito reverso. Nesses ambientes, o amido do pão recristaliza e faz com que ele envelheça muito mais rapidamente.

Portanto, se você pretende consumir um pão dentro do período de uma semana ou próximo disso, vale mais a pena deixá-lo em ambiente aberto. Caso você queira armazená-lo por mais tempo, talvez seja melhor congelá-lo.

3. Café

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Se por algum motivo você achou que seria inteligente guardar uma xícara de café dentro da geladeira para consumi-la mais tarde, saiba que você está cometendo um erro grave. A mudança de temperatura ao entrar e sair da refrigeração pode causar acúmulo de condensação no líquido, diminuindo seu sabor.

Além disso, o café é conhecido por absorver odores de outros alimentos na geladeira. Então, é melhor mantê-lo bem longe da geladeira, a menos que você queira beber algo com gosto das suas sobras do almoço.

4. Molho de pimenta

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Embora manter o molho de pimenta ao lado de outros condimentos na geladeira pareça a melhor ideia, geralmente esse tipo de produto não precisa ser guardado dentro do eletrodoméstico. Apesar da fórmula variar de marca para marca, o vinagre e sal envolvidos na receita atuam como conservantes naturais para o produto.

Além disso, refrigerá-lo pode apenas fazer com que o fator apimentado fique mais suave do que deveria. Com isso, o sabor nunca será tão forte quanto à temperatura ambiente. No melhor dos casos, vale mais a pena guardá-lo em uma despensa ou em um armário por até seis meses.

5. Batatas

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Quando armazenadas na geladeira, o amido das batatas acaba se transformando em açúcar e faz com que elas adquiram um sabor doce, além de uma textura arenosa. Nada disso é desejável pelo consumidor, e pode prejudicar o produto final até mesmo se for cozido. 

Batatas inteiras e com casca são melhores armazenadas em um local fresco e escuro — o que é mais quente que a geladeira, porém mais frio que a temperatura ambiente — por até dois meses.

6. Mel

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Deixar o mel dentro da geladeira só serve para acelerar o processo de cristalização do produto, sem falar que é completamente desnecessário. Além de ser bastante ácido e com baixo nível de água, o mel já é resistente ao crescimento de bactérias e não precisa dessa conservação adicional.

Sem esses detalhes para se preocupar, você pode deixá-lo tranquilamente para fora da geladeira — desde que fique longe de locais ensolarados ou quentes demais. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: