Seja o primeiro a compartilhar

Tapioca ou pão: o que é melhor para a saúde?

A tapioca e o pão costumam ser opções comuns no cardápio do brasileiro, especialmente para o café da manhã. Há quem prefira o pão por conta do sabor do trigo, e há quem escolha a tapioca no intuito de fazer uma refeição menos calórica.

Mas, sob o ângulo da nutrição, qual é mais benéfico à saúde? Faremos esta análise comparativa neste texto.

Uma comparação entre os dois alimentos

(Fonte: Massa News)(Fonte: Massa News)

Vejamos: pela ótica dos benefícios à saúde, o pão, especialmente o que usa farinha integral, leva vantagem. O alimento é uma fonte mais rica de proteínas (uma unidade de pão francês contém cerca de 5 gramas) e de fibras (cerca de 2,5 gramas). Uma tapioca média (cerca de 50 gramas ou 3 colheres de goma) não chega a ter 0,5 de proteína e fibras.

Acompanhe a seguir as diferenças nutritivas entre ambos os alimentos, comparando 100 gramas de cada um:

Pão (base de comparação: pão francês integral):     

  • Calorias: 231 kcal    
  • Carboidratos: 45,9 g
  • Proteínas: 10,7 g
  • Gorduras: 1,79 g
  • Fibras: 5,58 g

Tapioca: 

  • Calorias: 288 kcal 
  • Carboidratos: 71,9 g
  • Proteínas: 0,36 g
  • Gorduras: 0 g
  • Fibras: 0,20 g

Mas os valores nutritivos não são o único fator a ser considerado. Diferente do pão, a tapioca não contém glúten, que provém da farinha de trigo. Isto significa que ela é uma opção muito melhor para as pessoas celíacas, que têm alergia a glúten.

Os nutricionistas ainda alertam que esta comparação não é definitiva, pois um pão pode ter alguns ingredientes nocivos à saúde. No caso de pães industrializados, o mais importante é verificar os ingredientes da fórmula. A recomendação é consumir pães que tenham como primeiro ingrediente da receita a farinha integral (e, se tiver a refinada, que seja em menor quantidade), e fugir dos que têm adição de açúcares e aditivos como emulsificantes, corantes, acidulantes e edulcorantes.

Afinal, tapioca emagrece?

(Fonte: Blog do Pão)(Fonte: Blog do Pão)

Muita gente costuma inserir a tapioca no cardápio pela crença de que ela emagrece. Mas a questão não é tão simples assim.

Em termos comparativos, a tapioca tem menos gordura que o pão. Por outro lado, ela tem mais carboidratos, menos fibras (que auxiliam no funcionamento do intestino e dão sensação de saciedade), menos proteínas e um maior índice e carga glicêmica que o pão.

Há quem pense também que a tapioca seja mais "natural" que o pão, mas vale lembrar que a goma de tapioca, feita da mandioca, também é uma farinha refinada. 

Além disso, muita gente consome tapioca com recheios altamente calóricos, como queijos gordos. Por isso, não dá para dizer que a tapioca em si emagrece, mas ela pode sim ajudar a emagrecer dependendo da forma que é for consumida.

Resultado da comparação

(Fonte: Clínica Dom Guanella)(Fonte: Clínica Dom Guanella)

No fim das contas, o que vale mais a pena consumir, pão ou tapioca? Pelos benefícios à saúde, a resposta é: pão. Mas isto considera o pão com alta quantidade de farinha integral, que traz uma nutrição muito maior ao organismo. "Entre uma tapioca e um pão integral, a melhor opção é o pão integral. Entre a tapioca e o pão branco, é indiferente”, explicou a nutricionista Marina Nogueira ao G1.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.