4 razões pelas quais a proteína vegetal é mais saudável do que a animal

04/03/2022 às 12:002 min de leitura

Muita gente que pensa em se tornar vegetariano ou vegano têm receio de que a nova dieta seja menos rica em proteínas, que provêm principalmente da carne, do leite e dos ovos. Mas o que nem sempre se sabe é que isso é uma ilusão, pois há uma espécie de “preconceito” envolvendo as proteínas vindas de vegetais.

O fato é que as proteínas vegetais, segundo constatado por pesquisas, são mais saudáveis do que aquelas vindas de bifes, por exemplo. Isso não quer dizer que, necessariamente, você deve extinguir a carne vermelha do cardápio (a não ser, claro, que esse seja o seu desejo), mas que você deveria sim considerar reduzir esse tipo de proteína e turbinar os vegetais presentes no seu prato. Neste texto, vamos falar quatro motivos pelos quais você deve pensar mais sobre isso.

1. A proteína vegetal tem mais nutrientes e fibras

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

A carne sem dúvida tem muitos nutrientes: aminoácidos importantes e vitaminas B5, B6, B7, A e K. Mas se você trocar toda essa proteína animal por uma dieta rica em proteínas vegetais (como nozes, sementes e feijão), não perderá nada. O único porém é a vitamina B12, que a maior parte das plantas não consegue produzir. Você pode complementar essa vitamina consumindo algas comestíveis e cereais fortificados.

Nutricionistas afirmam que as proteínas existentes em plantas são mais saudáveis do que as provindas da carne. Se for comparar 1 quilo de cada uma das proteínas, as de origem vegetal vencem em 2 fatores: têm mais nutrientes em menos calorias e são ricas em fibra.

2. Hábitos mais saudáveis

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Pesquisas compararam consumidores dos dois tipos de proteínas (vegetal e animal), contrapondo também outros fatores relativos à sua vida, como classe socioeconômica, hábitos de exercício e peso. A conclusão foi de que as pessoas com alimentação baseada em plantas tendem a viver mais e com mais saúde, tendo menos câncer e doenças cardiovasculares.

Outra descoberta: as pessoas que comem proteínas vegetais também costumam ir ao médico com mais regularidade e, por isso, recebem cuidados preventivos. É claro que esses dados não são absolutos (nada impede que um vegetariano tenha péssimos hábitos de vida), mas mapeiam uma tendência estatística de comportamento.

3. Carnes contêm mais gordura saturada

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Além da proteína, as carnes também têm muita gordura (é ela que adiciona aquele gosto delicioso ao seu bife), que é deliciosa, mas pode entupir as artérias do seu coração.

Já as proteínas vegetais têm menos gordura saturada e colesterol. E, se você não entende qual é o risco da gordura saturada, aqui vai a explicação: ela é aquela que, em temperatura ambiente, torna-se sólida, contribuindo para as doenças do coração (nesse quesito, só perde em malignidade para a gordura trans) porque aumenta os níveis de colesterol no sangue.

4. A carne vermelha processada e grelhada é cancerígena

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

As carnes vermelhas processadas (como bacon e salsicha) têm propensão a causar câncer — especialmente o colorretal, de pâncreas e de próstata. Esse é um alerta dado por um longo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), que chegou a pontuar que há cerca de 50 mil casos anuais de câncer gerados pelo consumo excessivo de carne.

Não adianta imaginar que a carne grelhada é mais saudável, pois ela tem compostos cancerígenos — como aquelas marcas de carvão que ficam na peça durante um churrasco.

De todo modo, se você é carnívoro, não precisa se apavorar: a recomendação dos nutricionistas visa muito mais o equilíbrio na alimentação, ou seja, a redução do consumo excessivo da carne, do que a total retirada desse alimento da rotina.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: