Ciência
18/12/2022 às 08:00•2 min de leitura
Preparar-se para uma entrevista de emprego não é exatamente a missão mais fácil no mundo, envolvendo bastante nervosismo e competências de comunicação na hora de mostrar o seu melhor lado para quem está oferecendo a vaga. No entanto, existem alguns atributos que você deve desenvolver caso esteja pretendendo impressionar seus novos chefes.
Segundo especialistas, o mercado está mudando e os recrutadores mudaram um pouco seus critérios de contratação nos últimos meses. Por tanto, é bom ter em mente o que você pode aprender e quais habilidades refletirão sua personalidade para poder integrar-se à equipe atual. Veja só essa lista com cinco skills que estão sendo valorizadas no mercado de trabalho em 2022!
(Fonte: Pixabay)
Quando você chegar em uma entrevista de emprego, uma das primeiras coisas que os recrutadores irão notar é se você está realmente interessado na vaga. Portanto, você terá muito mais chances de consegui-la se conseguir se mostrar curioso sobre o mundo ao seu redor e se fizer ótimas perguntas sobre a sua potencial nova rotina.
Se você é do tipo de pessoa que adora vivenciar novas situações e está disposto a presenciar experiências emocionantes, isso indicará que você é uma pessoa de mente aberta e que está sedenta a descobrir mais.
(Fonte: Pixabay)
Diferente do que acontecia no passado, atualmente o mundo ocorre de maneira muito mais depressa e cabe a nós saber se adaptar a essa velocidade. Logo, nenhum recrutador procura por candidatos que só irão desenvolver seu potencial máximo depois de anos na empresa.
Demonstre ser multifacetado e gostar de aprender coisas novas sobre diferentes áreas de trabalho. Essa é uma habilidade extremamente relevante, pois mostra que você pode mudar rapidamente ao consumir novos conteúdos e conseguirá aplicá-los no dia a dia.
(Fonte: Pixabay)
Assim como qualquer pessoa, é de se imaginar que você não queira permanecer estagnado na vida para sempre, certo? Os recrutadores esperam a mesma coisa. Logo, demonstre vontade de conquistar novos desafios, mesmo que isso exija muito esforço para conquistar uma vitória.
Confiança e otimismo são duas virtudes que levam alguém longe no mercado de trabalho atual. É atraente para os empregadores se você achar motivador trabalhar em coisas que não são familiares para você.
(Fonte: Pixabay)
Um funcionário de destaque não reage ao que ocorre ao seu redor de maneira passiva. Na realidade, muitas das empresas de hoje em dia gostam de ter pensadores críticos em sua equipe, com disposição e capacidade de raciocinar nas tarefas que estão sendo passadas.
Isso significa que você precisa criticar tudo? Não. É apenas um indicador que você conseguirá notar se algum processo não está dando certo, que você compreende conceitos complexos e pode mudar o trajeto quando necessário para aprimorar sua função.
(Fonte: Pixabay)
No dia a dia de uma empresa, dificilmente trabalharemos completamente sozinhos ou não necessitaremos da ajuda de mais ninguém para atingirmos bons resultados. Por esse motivo, a maioria dos recrutadores quer alguém que saiba como trabalhar em grupo sem conflitos para potencializar seu trabalho.
Isso pode significar ser um líder nato ou simplesmente saber comunicar corretamente tudo o que está acontecendo dentro da empresa para cumprir suas metas compartilhadas. Trabalhar bem pessoalmente — e também virtualmente — é algo que tem sido bastante valorizado pelas empresas modernas. Saiba escutar críticas e evoluir com o feedback passado por seus colegas e superiores. Adaptar seu estilo de comunicação para criar harmonia entre o grupo é uma habilidade especial.