Por que escutar músicas tristes melhora o humor?

15/01/2023 às 06:002 min de leitura

Tristeza é uma emoção que as pessoas costumam fugir. Por isso, muitos acreditam que ouvir uma música triste pode deixar o humor ainda mais depressivo. Contudo, a realidade é bem diferente: estudos indicam que escutar esse tipo de canção pode deixar a pessoa mais feliz. Como isso faz sentido? Te contamos agora!

Saiba mais: 7 lições da filosofia para uma vida feliz

Qual emoção você sente ao ouvir música triste?

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Os cientistas Liila Taruffi e Stefan Koelsch, da Universidade de Berlim, reuniram um grupo de pessoas para estudar as emoções que eles sentem ouvindo a uma música triste. Os participantes eram instruídos a listar os sentimentos, como nostalgia, tristeza, admiração e poder. 

Ao escutar as canções, a emoção mais comum foi nostalgia, seguida por tranquilidade e ternura – sentimentos que pertenciam ao grupo sublime. As emoções "negativas", como a tristeza, estavam no grupo desconforto. 

A maioria dos participantes relatou mais de 3 sentimentos ao ouvir uma música, o que sugere que a nossa relação emocional com os sons é mais complexa do que imaginávamos. 

Saiba mais: As 10 músicas mais felizes do mundo, segundo a ciência

Por que gostamos de ouvir música triste?

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Segundo o psicólogo Adrian North, da Universidade de Curtin, há duas explicações possíveis do porquê gostamos de ouvir música triste, uma pelo lado da psicologia social e outra pela neurociência cognitiva.

Sob o ponto de vista da psicologia social, escutar uma canção depressiva faz com que se sintamos melhores sobre nós mesmos, visto que alguém está tendo um dia ainda pior. Outra hipótese é que as pessoas gostam de músicas que reflitam a sua vida atual. 

Já pensando pelo lado da neurociência cognitiva, alguns cientistas acreditam que a melancolia da música ativa o hormônio prolactina, uma substância química que ajuda a conter a dor. Além disso, graças a estudos com exames de imagens do cérebro, foi descoberto que ouvir música libera dopamina, substância associada à felicidade.

Além disso, as canções melancólicas também proporcionam uma sensação de catarse, ajudando a superar os sentimentos ruins. A ciência já descobriu que chorar é uma ótima maneira de proporcionar catarse e melhorar o humor, e músicas tristes podem facilitar esse tipo de jornada emocional. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: