Entenda o que você pode levar no ônibus de viagem (ou não)

13/02/2023 às 02:003 min de leitura

Viajar de avião pode ser mais rápido, mais cômodo, mais tudo... Mas viajar de ônibus sempre será melhor em alguns aspectos, como praticidade e espaço. Afinal, as poltronas dos ônibus costumam ser muito mais confortáveis que as dos aviões — a não ser que você tenha grana para viajar de primeira classe, é claro.

Além disso, você tem muita liberdade para levar bagagens — sem ter que encaixar sua mala naquele espacinho restrito ou pagar valores absurdos pelo excesso. 

Quem frequenta rodoviárias já deve ter visto famílias com bagagens imensas — eu mesmo já levei meu guarda-roupa inteiro em malas quando me mudei. E você sabia que dá para enviar encomendas pelo bagageiro dos ônibus, mesmo quando você não está viajando neles?

A questão é que, realmente, as companhias de ônibus são mais permissivas que as aéreas, mas isso não significa que não existem regras. Hoje, o Mega Curioso vai explicá-las para você. 

O que diz a lei sobre bagagens em ônibus de viagem?

(Fonte: American Green Travel/Unsplash)(Fonte: American Green Travel/Unsplash)

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres, ligada ao Governo Federal) só criou uma regra sobre bagagens em ônibus de viagens em 2006. Ela diz que todo passageiro tem direito de levar, gratuitamente, até 30 quilos ou 300 decímetros cúbicos no bagageiro. Além disso, dá para transportar mais cinco quilos na parte de cima — em mochilas, bolsas ou sacolas.

Esses 30 quilos são mais do que o limite da bagagem despachada na maioria dos voos nacionais, que é de 23 quilos (mesmo pagando a parte). E os 300 decímetros cúbicos são quantos? Bem, são 300 litros, o tamanho do porta-malas de um carro popular. Ou seja, bastante espaço. 

Então, se você vai viajar para a praia e quer levar uma prancha de surf, pode. Uma bicicleta? Pode. Caixas de presentes para a família que mora em outro estado? Desde que não ultrapasse esse limite de 30 quilos ou 300 decímetros cúbicos, pode. 

Se ultrapassar o limite, a empresa tem direito legal de cobrar 0,5% do preço da passagem por quilo excedido. Essa negociação — inclusive, se o excesso será cobrado ou não — depende de cada companhia. Na dúvida, entre em contato com a sua. 

Fora isso, a lei específica consta que não pode carregar substâncias ilícitas (como drogas e produtos tóxicos), joias, armas, gases, produtos inflamáveis... Você também não pode fazer sua mudança no bagageiro do ônibus, carregando móveis e eletrodomésticos — os móveis novos até podem ser despachados como encomenda com a NF, sujeitos à análise da empresa.

É possível despachar encomendas por ônibus de viagem?

Quer levar sua prancha para a praia? Desde que esteja bem embalada, pode! (Fonte: Alex Shutin/Unsplash)Quer levar sua prancha para a praia? Desde que esteja bem embalada, pode! (Fonte: Alex Shutin/Unsplash)

Muita gente não sabe disso, mas é possível sim contratar o serviço de envio de encomendas por ônibus de viagem. Existem empresas em que você deixa a sua encomenda no balcão e o destinatário também precisa buscar na rodoviária, mas há serviços em que a própria empresa busca e leva o pacote no endereço. 

Aí, caro leitor, a criatividade é o limite: as pessoas mandam de tudo pelos ônibus. "No geral, os objetos de uso pessoal são os mais enviados pelos clientes", explica Marcelo Barreto, diretor-executivo da Buslog, empresa que oferece esse serviço nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Mas até animais vivos viajam nos ônibus da empresa. 

"Grilos, formigas e peixes são alguns dos animais vivos que mais são despachados", conta o diretor da transportadora. Na frota da empresa, que tem cerca de 2 mil ônibus, podem ser levadas até 50 mil toneladas de encomendas por mês. Mas imagino que grilos e formigas não sejam muito relevantes para essa conta... 

É claro que, para cada tipo de carga, existem regras: para animais vivos, por exemplo, é preciso ter a Guia de Trânsito Animal (GTA) e abrigar o bichinho adequadamente. Itens como produtos perecíveis e garrafas de vidro também precisam ser bem embalados e estão sujeitos à análise da empresa, antes de embarcar. 

Mas, cumprindo as regras da empresa e a lei brasileira, você pode embarcar de tudo. Até as cinzas do seu parente que faleceu. "Não é muito comum, mas já embarcamos até cinzas de cremação", conta Marcelo. Bem... Se a pessoa gostava de viajar de ônibus, esse pode ser um último agrado para o falecido, né?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: