Ciência
16/02/2023 às 04:00•3 min de leitura
Cada tipo de viagem exige do viajante cuidados específicos para garantir que tudo saia como esperado. No caso dos cruzeiros, é ainda mais fundamental que os turistas façam um bom planejamento, de modo a evitar erros que coloquem tudo a perder. Afinal de contas, você estará no meio de algum Oceano.
Ciente de que o contexto reduzirá bastante as alternativas para solucionar um eventual problema, reunimos um conjunto de informações e elaboramos uma lista com dicas essenciais para quem for encarar um cruzeiro estar preparado antes mesmo de arrumar as malas. Se este for o seu caso, fique atento. Confira.
Leia também: 4 dicas para evitar problemas de barriga em viagens
(Fonte: Unsplash)
Ainda que em algumas situações seja possível encontrar bons preços em dias próximos a viagens, o ideal é evitar fazer uma reserva em um cruzeiro muito em cima da hora. E essa dica vale até mesmo no caso de você ter flexibilidade com suas datas. Isto é, se sabe quando deseja viajar, é melhor adquirir assim que as reservas abram.
Com o passar dos anos e a maior concentração de vendas de pacotes feitas digitalmente, os algoritmos passaram a trabalhar em favor das empresas de turismo, ajustando os preços conforme a demanda, tornando melhores os preços de reservas feitas mais cedo. Por isso, não vale arriscar pagar mais caro, não é mesmo?
(Fonte: Unsplash)
Muitos turistas têm o hábito de levar o mínimo de mala possível. Contudo, no caso de cruzeiros, essa é uma máxima que precisará de certo ajuste. A razão é bem simples: desde o momento em que o passageiro despacha a bagagem até o instante em que ela é levada para a cabine do navio, pode ser que se passe até 5 horas.
Isso ocorre por diversos fatores, como grande presença de passageiros, navio muito grande e até equipe reduzida. Por isso, tenha sempre uma mochila ou bagagem de mão com produtos e roupas que possa precisar nas primeiras horas, como remédios, protetor solar, uma muda de roupa, biquíni, protetor solar e outros itens do gênero.
(Fonte: Unsplash)
Alguns dias antes da viagem, é comum que as empresas responsáveis pelo cruzeiro liberem pacotes de eventos que ocorrem a bordo com preços promocionais bastante acessíveis. E não é só isso: até mesmo pacotes de alimentação e bebida são oferecidos de antemão.
Há quem considere uma bobagem, pois prefere adquirir no momento em que o desejo surgir. Porém, adquirir esses pacotes podem representar uma economia substancial de dinheiro. Em alguns casos, como em alimentação, o valor pode ser até 50% mais baixo do que direto nos restaurantes.
Claro que nem tudo pode ser o seu perfil, mas não se esqueça que em cruzeiros a maior parte do tempo é passada dentro dos navios. Ou seja, não ir em um evento pode significar ter que ficar trancado na cabine, ou perambulando pelo convés, sem muitas opções.
(Fonte: Unsplash)
Conforme o perfil do viajante, nem toda a atividade a bordo vai ser interessante. Isso pode levar a que ele decida navegar na internet, quem sabe assistir algo na Netflix em seu tablet ou celular. Todavia, é importante ter em mente que, em alto mar, é comum que o seu sinal 4G não funcione, deixando o passageiro refém de pacotes vendidos pela empresa do cruzeiro.
O que você precisa saber é que, além de caros (muitos deles vendidos em dólar) e com banda reduzida, a conexão é feita por satélites, diminuindo substancialmente a qualidade de navegação. Na prática, você pode pagar caro por pacotes pequenos e ainda por cima não conseguir fazer uso da maneira que pretende.
(Fonte: Unsplash)
Hoje em dia, é cada vez mais comum que grandes empresas operadoras de cruzeiros ofereçam programas de fidelidade. E, sem medo de errar, vale muito a pena se inscrever neles. Seja pelo pagamento de uma mensalidade, ou por cashback de viagens realizadas, esses programas podem garantir descontos e confortos extras em um cruzeiro.
A depender da companhia, você pode garantir desconto em refeições, internet grátis em sua cabine, eventos exclusivos dentro do navio, ou passeios divertidos no caso do barco atracar em alguma cidade. Esteja atento aos sites das empresas e verifique se um dos pacotes se enquadra no seu perfil de turista.