Quando você deve usar o botão de recirculação de ar do seu carro?

07/06/2023 às 02:002 min de leitura

Carros costumam trazer diversos recursos para tornar o nosso dia a dia mais confortável, e entre eles está o ar-condicionado. Muitos deles costumam trazer uma função de recirculação de ar, algo que muitas pessoas não fazem ideia de como funciona exatamente.

Se você está nesse grupo, vamos explicar rapidamente sua utilidade e quando você deve pressionar esse botão.

Qual é a função da recirculação de ar e quando usá-la?

Antes da explicação propriamente dita, é válido dizer que o botão de recirculação de ar aparece geralmente com o mesmo desenho nos veículos, que é o de um carro com uma seta em forma de círculo.

De maneira geral, ao pressionar o botão você automaticamente passa para o carro o comando de evitar a troca de ar de dentro do veículo com o ambiente externo, ajudando a manter uma temperatura mais amena com um gasto menor de energia.

(Fonte: GettyImages/Reprodução)(Fonte: GettyImages/Reprodução)

Caso o carro esteja muito quente, é possível pressionar essa tecla para acelerar o processo de refrigeração do veículo, uma vez que é mais fácil para o sistema trabalhar com o ar já refrigerado do que pegar ar quente e refazer todo o processo. Além disso, recorrer a essa tecla também ajuda a obter a temperatura desejada de maneira mais rápida.

Outro ponto é usar esse botão em uma área com bastante poluição ou até mesmo com ar contaminado de minério, ou ao ficar atrás de veículo que está soltando bastante fumaça, evitando que esse ar externo venha para dentro do carro. Isso também vai ajudar na questão da temperatura e até mesmo preservar os filtros de ar do veículo.

Quando o botão de recirculação deve ser desligado?

Entretanto, é importante salientar que esse botão não deve ficar pressionado por períodos muito prolongados (alguns especialistas indicam que esse prazo não pode ser superior a dez minutos), pois os gases expirados pelos passageiros também vão ficar sem renovação depois de um tempo. 

Além disso, usá-lo durante dias frios pode trazer um efeito contrário ao desejado, já que tende a deixar os vidros embaçados — e isso pode atrapalhar bastante na condução.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: