Ciência
30/07/2023 às 06:00•2 min de leitura
Em algum momento de sua vida, provavelmente você já teve ou desejou ter um tênis Converse – mais popularmente chamado de All Star aqui no Brasil. Afinal, é um clássico: seu modelo mais tradicional, o Chuck Taylor All Star, é um sapato considerado descolado e moderno há anos.
E uma razão que explica isso é o seu design. Criado como um modelo esportivo para basquete, o Chuck Taylor All Star foi projetado com cano alto e logo foi adotado pela NBA, criada em 1946. No final da década, a maioria dos jogadores da NBA usava esse All Star. Até hoje, ele continua sendo o tênis de basquete mais vendido do mundo – embora quase ninguém o use para jogar, por motivos ergonômicos.
Mas você sabe por que o seu All Star tem aqueles furinhos do lado da sola do pé? A seguir, você descobre a resposta deste mistério!
Leia também: O que significam os tênis pendurados em fios de energia?
(Fonte: Getty Images)
O modelo Chuck Taylor All-Star mantém praticamente o mesmo design desde a sua criação, em 1917. Isso inclui a famosa estrutura de lona colorida, a biqueira de borracha branca e os dois orifícios com anéis de metal colocados do lado interno do tênis.
À primeira vista, pode parecer que os furinhos servem como ilhós para passar o cadarço. Mas não é nada disso. De acordo com a revista Cosmopolitan, os orifícios foram projetados para fornecer uma circulação extra de ar para os pés quando eles estiverem muito quentes e suados. Faz sentido, se formos pensar que a Converse desenhou esse modelo para atletas, e por décadas ele foi visto como o melhor tênis para praticar basquete.
Embora hoje essa função esportiva já tenha sido praticamente superada, ela continua sendo um dos tênis com a melhor "respirabilidade" para os pés. Dá até para fazer alguns testes: experimente usar seu All Star durante uma longa caminhada e observe se o fluxo de ar não faz toda a diferença.
Isso não significa, contudo, que você também não possa usar os furos para passar os cadarços. Há fãs da Converse que elaboram formas criativas para usar os seus tênis de maneira personalizada. Os orifícios podem trazer um adorno especial caso você resolva dar asas à sua imaginação.
(Fonte: Getty Images)
Embora os Chuck Taylor All-Star ainda mantenham seu design original, não significa que a Converse não tenha feito algumas alterações e lançamentos de novos modelos. A marca chegou a lançar uma galocha de borracha com o modelo e, em 1962, lançou seu primeiro oxford Chuck Taylor All-Star: o mesmo tênis com cano baixo.
Outro aspecto interessante é que o tênis da Converse foi adotado com outros fins além do previsto originalmente, que era a prática do basquete. Com o tempo, o All Star passou a ser adotado pelo movimento punk (os Ramones sempre apareciam usando os seus) e, no filme Rocky - O Lutador, de 1976, o famoso boxeador faz seus treinos vestindo um par.