Como é viver em algumas das melhores cidades do mundo?

06/08/2023 às 09:002 min de leitura

Você gosta de morar na sua cidade? Por quais motivos? Essa pode ser uma pergunta difícil de responder, mas o Índice Anual de Habitabilidade Global, da The Economist Intelligence Unit, busca medir em dados.

Para isso, a pesquisa avalia 173 cidades do mundo por aspectos como saúde, cultura, educação, meio-ambiente e infraestrutura. Segundo a pesquisa, as 10 melhores cidades para viver no mundo são:

  1. Viena, Áustria
  2. Copenhagen, Dinamarca
  3. Melbourne, Austrália
  4. Sidney, Austrália
  5. Vancouver, Canadá
  6. Zurique, Suíça
  7. Calgary, Canadá e Genebra, Suíça
  8. Toronto, Canadá
  9. Osaka, Japão
  10. Auckland, Nova Zelândia

O problema é que esse ranking é uma avaliação quantitativa para a qualidade de vida — algo que é muito mais qualitativo. Ou seja, é uma questão de percepção pessoal. Pensando nisso, uma reportagem da rede britânica BBC conversou com moradores em algumas dessas cidades para entender como é a realidade.

1. Viena, Áustria

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A capital austríaca tem presença cativa no primeiro lugar do Índice de Habitabilidade. O posto foi perdido apenas em 2021, quando os museus e restaurantes estavam fechados, diminuindo as notas da cidade. De fato, esse aspecto do lazer é destacado por muitos moradores, e há até quem descreva Viena como um "destino de férias o tempo todo".

Há muitos edifícios históricos, cafés, teatros, além de bastante tradição musical e artística. Mas a cidade também oferece um ótimo transporte público e boa educação para o cotidiano.

2. Melbourne, Austrália

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

As duas maiores cidades da Austrália — que costumam rivalizar por influência no país — estão no terceiro e quarto lugares da pesquisa. 

Porém, Melbourne foi considerada um pouco melhor, com seus bons restaurantes, facilidade de locomoção, acesso a grandes eventos culturais, artísticos e esportivos. Por exemplo, o Aberto de Tênis e o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 acontecem na cidade. 

Além disso, segundo as pessoas ouvidas pela reportagem, as pessoas são mais simpáticas em Melbourne que em Sidney. E enquanto Sidney é naturalmente bonita — com sua baía, o porto e a famosa Ópera —, a beleza de Melbourne é menos evidente e mais especial. 

3. Vancouver, Canadá

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

O Canadá ocupa não apenas uma, mas três posições no ranking das 10 melhores cidades do mundo, sendo Vancouver a mais bem posicionada delas. Além do sistema de transporte, meio ambiente, cultura e culinária — algo que aparece em várias cidades da lista — quem mora em Vancouver também destaca as políticas de imigração e a facilidade de empreender.

Além disso, a cidade está próxima de muitas belezas naturais, com florestas e montanhas de um lado e praias do outro. 

4. Osaka, Japão

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Essa cidade japonesa é considerada a melhor da Ásia, segundo o Índice de Habitabilidade. Ela recebeu nota máxima em estabilidade, atenção médica e educação. 

Mas quem vive em Osaka destaca também o custo de vida e moradia, mais baixo que outras cidades do mesmo padrão, e a segurança. De acordo com os depoimentos, é possível jantar fora todos os dias sem gastar tanto, bem como deixar seu celular na mesma sem perdê-lo. A ótima rede ferroviária japonesa, que permite viajar para vários lugares, é outro ponto positivo.

5. Auckland, Nova Zelândia

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Assim como em Vancouver, a localização privilegiada é um ponto positivo citado por quem vive em Auckland. Segundo os moradores, é possível visitar belas praias e outras belezas naturais a uma distância curta da cidade. 

Dentro de Auckland, os destaques são educação, cultura e meio-ambiente. Sendo uma cidade relativamente nova, ela é formada por imigrantes de todo o mundo, permitindo experimentar as mais variadas culinárias. Além disso, os moradores citam a simpatia das pessoas e a ocorrência de grandes eventos culturais e esportivos como pontos positivos.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: